Jul Leardini: As Implicações de se Montar um Evento de Artes Visuais

Qualquer evento que você queira montar, vai lhe trazer muito trabalho e muitas implicações. Isto é normal.

No caso das Artes Visuais, você pode montar um Salão de Artes, uma Mostra de Artes, uma Exposição de Arte, uma Feira de Artes, um Bazar de Artes, um Catálogo, etc.

Todos eles vão ter como principal fator o elemento humano, as relações pessoais que se mobilizam para que o evento aconteça. Provavelmente este será o maior desafio: como equacionar os desejos pessoais, os egos, os interesses individuais com a realização de um evento criativo, eficiente e profissional?

Realmente, não é nada fácil. É preciso ter um certo dom de comunicação, de compreensão, de humanismo e altruísmo para que você chegue bem ao final do evento. Porque na certa você vai enfrentar críticas, fofocas, reclamações, falta de seriedade e profissionalismo, além de outros problemas como inveja, difamações, etc.

Mas o importante é você focar no seu objetivo principal, seja ele o sucesso coletivo, a abertura de novas janelas empreendedoras, o reconhecimento e a divulgação dos profissionais participantes, além do sucesso comercial, caso isto seja de interesse do empreendedor. Assim, focando no principal, todas as coisas que podem atrapalhar, dificultar ou tirar você do rumo, vão caindo por terra e sumir, como a chuva que cai na terra e é absorvida pela natureza.

É importante apoiarmos os empreendedores, porque estas pessoas são a vanguarda do mundo, elas fazem as coisas caminharem, saírem da estagnação. Porque em geral a tendência é o estacionamento, e com a parada, o retrocesso.

Por isto, precisamos nos unir a pessoas que têm o foco no coletivo, no bem geral e que queiram o melhor para si e para todos. Porque é certo: o que você faz aos outros, faz para você mesmo.

Jul Leardini



Jul Leardini é professor de História da Arte e História do Cinema no Solar do Rosário, em Curitiba.
Atua profissionalmente na área artística desde 1980, quando fundou o Grupo Fantasia, produção teatral. Participou de vários grupos como: Companhia Cultrún de Teatro, Grupo Queda da Bolsa (Radioteatro), Grupo Literatura em Ação, e desenvolve também trabalhos em múltiplas áreas, como: Audiovisual, Literatura, Música, Artes Plásticas e Artes Cênicas, tendo desenvolvido e participado até hoje em aproximadamente 100 projetos e eventos culturais. Editou 04 livros de sua autoria e 02 CD’s. Foi apresentador de vários programas de rádio na Rádio Educativa do Paraná e outras. É palestrante sobre Cinema e Marketing Cultural desde 1997. Dirige desde 2009 o Grupo de Estudos Brechtianos, com apoio do Goethe Institut de Curitiba. Jul Leardini escreve contos, poemas, textos teatrais, roteiros cinematográficos, ensaios sobre estética e filosofia e artigos variados.

Comentários