Sonia Andrea Mazza: AMIGAS (Conto)

Fotografia de Van Zimerman

Sei que existem os anjos porque já tratei com eles. Caminham pela Terra e passaram por minha casa. Os quânticos falam que somos feitos de partículas e de ondas. 

Chegou à sua casa naquela tarde dentro de um carro de aluguel, trazia na cabeça um lenço floreado, enfeitado com passamanaria, com o qual eu a havia presenteado no dia do amigo. Notei-a um pouco mais pálida que da última vez, quando tive que a ajudar para descer do carro, no entanto, seu sorriso parecia mais esplendoroso que de costume e seu olhar mais doce, porque assim era você, pura doçura, e enquanto as partículas de seu corpo se deterioravam irremediavelmente, a energia que irradiava era magnificente, como as grandes estrelas com seus explosivos finais.

Passamos a tarde lembrando-nos de nossa adolescência, dos rapazes que nos paqueravam, dos primeiros amores, dos livros que líamos, dos sonhos que tínhamos, das canções de moda e das cartas que nós escrevíamos enfeitadas com flores e corações que diziam:“amigas for ever”. 

Passamos a tarde decifrando como foi que havíamos ficado em nos ver “um dia destes” e nos perdemos na vida durante vinte anos. Agradecendo que você tenha entrado naquela tarde por pura casualidade para comprar no local onde eu trabalhava, porque era perto do consultório de seu médico e queria levar alguma lembrancinha para as recepcionistas, que sempre acomodavam os horários, e foi estranho que alguém me chamasse pelo nome e que me reconhecesse com vinte anos e vinte quilos a mais, com o cabelo vermelho.

E passamos a tarde contando sobre nossas vidas, os naufrágios, os sonhos reciclados, as coisas que nos faziam rir, as coisas que nos indignavam. Eu acho que você veio para se despedir...

Já faz um ano que você foi embora, levantou sua âncora de dor e marchou para outro plano de existência. Ontem encontrei no armário um pacotinho de açúcar especial, desses que preparava para me dar, e o colibri continua vindo à minha janela para me cumprimentar. 

SONIA ANDREA MAZZA

Esse conto faz parte do livro "Garotas, Amores e Fantasias", organizado por Isabel Furini e publicado pela editora Instituto Memória, em 2014.





Sonia Andrea Mazza nasceu em Buenos Aires, em 1966; é formada pela NEPS (Nueva Escuela de Psicologia Social); orienta oficinas de “Crochê como Labor Terapia” em Centros Comunitários; escreve poemas desde criança e participou do livro “Natal, viagens e Fantasias”, organizado pela escritora Isabel Furini.







Comentários