Livros sobre Teatro - com finalidade pedagógica



O Teatro como Ferramenta Pedagógica no Ensino Fundamental, escrito por Elaine Cristina Coelho Rodrigues da Editora Corifeu, Rio de Janeiro (2008), discursa sobre pedagogia e dramaturgia no ensino.


Para Elaine Cristina ao longo da vida o que fazemos é aprimorar a comunicação, dom que recebemos assim que nascemos, e o TEATRO nada mais é do que comunicação. O teatro possibilita a criança o contato com o imaginário criativo. É o elo que ela precisa para reintegrar a sua rotina esse importante componente de desenvolvimento como pessoa.

O Livro O Teatro com Ferramenta Pedagógica no Ensino Fundamental é uma ferramenta  para que o educador possa propiciar esse desenvolvimento aos seus alunos. Dotado de sugestões de exercícios e 10 peças teatrais, o livro aborda o folclore, e por meio dele, explora o universo da imaginação e fantasia.

Os interessados podem contatar a editora: Contato: atendimento@corifeu.com.br





Teatro em Sala de Aula

A proposta deste livro de Betina Rugna, da editora Alaúde, é capacitar educadores a inserir a linguagem teatral no processo educacional. As técnicas e conceitos aqui descritos são aplicáveis a crianças e jovens de idades variadas do ensino fundamental e médio, pois é possível adequar exercícios e atividades para cada faixa etária, segundo sua complexidade.
Existe uma afinidade natural da criança e do adolescente pelo jogo dramático. Por isso, a linguagem teatral é uma ferramenta valiosa que o professor pode utilizar para transformar uma atividade agradável e lúdica em aprendizado efetivo e prazeroso de seus alunos.

Todas as disciplinas e conceitos pedagógicos podem ser trabalhados com as técnicas teatrais, e isso traz inúmeros benefícios à formação intelectual, cultural, ética, moral e social do aluno.
Compreende textos e exercícios práticos sobre a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão, além de trazer um guia completo que ensina todo o processo de criação de uma peça teatral, desde o planejamento e montagem até a apresentação de um espetáculo. Como complemento, há ainda orientações para que o professor possa criar seu próprio roteiro teatral, segundo suas necessidades e objetivos pedagógicos.


Comentários