Josué Berveglieri: A DIVINA CALLAS




Maria Callas, a mais importante intérprete operística do século XX, foi batizada Cecilia Sofia Anna Maria Kalogeropoulou.  Ela nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 1923 e faleceu em Paris, França, em 1977.






Nas palavras de Josué Berveglieri:

"Maria Callas foi a cantora lírica mais celebre do século XX e é considerada a maior soprano da história além de diva de todas as divas. Mesmo após quase quarenta anos de seu falecimento em Paris, por um ataque cardíaco, continua a se fazer presente e fascinar a quem tem a graça de escutar sua distinta voz e assistir, por meio de inúmeras gravações, suas incríveis interpretações. Más não só por isso é tão famosa, sua vida pessoal chama tanto, ou mais, a atenção do que sua vida artística. Dona de um temperamento forte e explosivo, com vida sempre agitada, Callas é protagonista de uma trágica e destrutiva história de amor com o armador grego, Aristóteles Onassis, que causou a desgraça pública e intima da cantora. Tudo isso, com muitos detalhes e ilustrações, é abordado na palestra “A divina Callas”, escrita e apresentada por Josué Berveglieri.




Josué Berveglieri - Fotografia de Arriete Rangel de Abreu    
Josué Berveglieri, conhecido, também como Josh, é um jovem londrinense, morador de Curitiba, muito ligado ao mundo cultural e grande amante das artes eruditas em especial da ópera e mais ainda de Maria Callas. Inspirado pela admiração que tem pela cantora e apoiado na biografia “Orgulhosa demais, frágil demais” de Alfonso Signorini e em muitas outras pesquisas, escreveu tal palestra que, a pedido de sua madrinha cultural, Chloris Casagrande Justen, teve sua estreia no findo ano de 2015 no Centro Paranaense Feminino de Cultura. Tendo sido, também, apresentada no Centro de Letras do Paraná e Instituto Neo Pitagórico de Curitiba, a palestra já foi requerida por outras várias entidades culturais da Capital e de outras cidades, como por exemplo, o Clube Literário e Centro de Letras de Paranaguá.

Com as boas críticas e muitos aplausos que tem tido sobre seu trabalho, o jovem pretende seguir apresentando, sempre que possível, a bela palestra onde se aprecia os altos e baixos da vida da soprano com ascendência grega que ficara conhecida como “a tigresa” e que encantou o mundo com seu timbre de soprano absoluta e sua vida conturbada. Segundo Josué, Maria Callas continuará eterna e gloriosa a encher de graça os olhos e ouvidos de quem puder admira-la na palestra “A divina Callas”.
Contato: jo_su_bm@hotmail.com

Comentários