Bia Tarachuka Gonçalvez: Arte milenar que transforma a vida de milhões de pessoas

O Teatro, as artes dramáticas, a comédia e a tragédia surgiram há milhares de anos como forma de expressão do ser humano, para que possamos interpretar histórias, no sentido linguístico e corporal da palavra. Os primeiros relatos da arte teatral datam de centenas de anos antes de Cristo, e desde então vem se modificando, se aprimorando, se recriando.

Essa arte surgiu inicialmente como forma de expressão, como meio de contar histórias e entreter, mas hoje atinge propósitos ainda maiores. O estudo aprofundado da arte teatral permite ao ator, diretor, e todos que buscam aprender sobre, conectarem-se profundamente consigo.

Estudo teatro desde 2008, e ao longo desses anos, estive em contato com várias formas de aprendizado, entre grupos amadores, cursos profissionalizantes e tecnólogos, pude conhecer diversas técnicas, escolas, pessoas. Pessoas que criam escolas, pessoas que criam técnicas, pessoas que fazem teatro, pessoas que transformam pessoas.

Convivi e convivo com diretores, professores, colegas, histórias e pessoas incríveis; uns que me arrancaram sorrisos, outros que me arrancaram lágrimas. Estive em processos de criação que me inspiraram muito, outros nem tanto, porque no teatro é assim... A gente precisa aprender a conhecer. É preciso estar com a mente e o coração abertos para mergulhar em todos os processos que lhe são propostos inicialmente, pois esse é o único meio de descobrir o que lhe inspira ou não, quem lhe inspira ou não. E não há nada melhor do que a sensação de estar apaixonada(o) por uma peça, por uma personagem, e dar vida à ela com toda paixão.

Peça: Um Musical Desencantado, Ano 2013, Foto: Ana Chris Fotografia 

Aprendi muito em 8 anos de teatro, e sou grata por cada pessoa, cada professor, diretor,  ator, e cada amigo que tive o privilégio de trabalhar e ter como parte de minha história. Mas não se engane quem pensa que 8 anos é muita coisa, na verdade é pouco, pouquíssimo. Como a vida, como o tempo, o teatro não para. O aprendizado, a pesquisa, a conexão, os contatos são e devem ser constantes!
Os cursos de teatro são importantes não só para quem deseja seguir a carreira de ator, mas também para quem deseja se encontrar. E as opções são muitas: comédia, drama, tragédia, musical, contos de fadas, teatro para crianças, tragicomédia, e o que mais a imaginação permitir, pode ser estudado,
vivido e interpretado pelos atores.


Peça: As Aventuras da Princesa Jezebel, Ano 2016.
 Foto: Acervo Pessoal - Atoss Escola de Artes Dramáticas

O teatro já está presente até mesmo nas escolas como matéria importante para o autoconhecimento, para conhecer o próximo e conectar-se ao meio em que vive. E os benefícios de se fazer teatro são muitos. Além de promover o autoconhecimento, o teatro ajuda a desenvolver a autoconfiança, a autoestima, a aproximação das pessoas e a percepção do mundo ao redor. Fazer teatro é exercitar o corpo e a mente, acalmar a ansiedade, exercitar a memória, vencer a timidez, treinar a iniciativa, entre tantos outros benefícios que a arte teatral pode trazer. Estar em contato com a arte só traz benefícios. Seja como profissão ou apenas hobby, fazer teatro com certeza mudará sua vida!

Bia Tarachuka Gonçalvez



Bia Tarachuka Gonçalves é atriz, produtora, artesã e empresária, formada pela Universidade Federal do Paraná no curso Tecnologia em Produção Cênica e no Núcleo de Profissionalização Teatral do Teatro Lala Schneider. Atualmente trabalha na empresa Realize Art Atelier, na Atoss Cia de Teatro como atriz e é professora na Atoss Escola de Artes Dramáticas.
Contato:
Fone: (41) 9703 5158 / (41) 3245 7545 E-mail: bi.g30@hotmail.com

Comentários

  1. Sei que sou suspeita em comentar por ser mãe da Bia, mas mesmo assim quero parabeniza-la pela matéria e agradecer a Isabel Furini e Carlos Zemek por esta publicação que ficou Show!

    ResponderExcluir

Postar um comentário