Carmo Vasconcelos: A Noite - e outras poesias

A NOITE
Carmo Vasconcelos, IWA

A noite
sempre a noite...

Traz-me de ti
os cheiros e as palavras
que tento olvidar...
E nas paredes nuas
põe teu gesto,
que me afaga como luas
os seios e o sexo,
num incesto
de almas gémeas
impedidas de se amar.

A noite
sempre a noite...

Acende no silêncio mais profundo,
os teus lumes e sons
de enfeitiçar…
Cegam-me de luz
os olhos teus,
e ébria me deixa a tua voz,
a prometer-me o mundo...

E fundo, muito fundo,
pela mão da falsa noite,
eu deixo-te entrar!

Carmo Vasconcelos, IWA
Lisboa/Portugal



***


A CRIA


Do nada te crio,
do fátuo te acendo,
do éter te sopro,
do imo te alço.

Pego-te no colo,
são teus os meus olhos,
tua a minha mão,
oferto-te o tempo.

De emoção vestida,
faço-te rebento,
e nesse momento
sou mater de ti!

Que nada me chame,
não oiço, não falo,
só a ti pertenço,
esqueço-me de mim…

Afago-te o rosto,
modelo-te o corpo,
aliso-te a cama,
rego-te o jardim.

Do insosso te salgo,
do amaro te adoço,
do frio te aqueço,
da hora me esqueço.

Amasso-te, estendo-te,
polvilho-te a cor,
leveda o fermento,
meu bolo de amor!

Provo-te e aprovo-te,
lambo a minha cria,
baptizo-te enfim:
“Poema de Mim”

Carmo Vasconcelos, IWA
Lisboa/Portugal

***

Quadro de Carlos Zemek


A PEDRA

Todas as noites
há mãos que se entrelaçam
e dedos que se multiplicam…
Bocas e hálitos e línguas de fogo
que se unem em labor de esquecimento
de passados e futuros.

Fotografia de Isabel Furini


E a pedra… É pedra!

Mas, numa noite mágica…
Mãos e dedos
bocas e hálitos e línguas de fogo
unem-se
envolvidos com poemas
e cheiros de jardim.

E a pedra…
Solta os seus cabelos de prata
e mostra a nívea pele de veludo.

Carmo Vasconcelos, IWA
Lisboa/Portugal
http://www.carmovasconcelos-fenix.org



Carmo Vasconcelos nasceu em Lisboa/Portugal, onde reside. Escritora, Poetisa, Declamadora, Tradutora, Revisora Literária. Divulgadora como  Directora Cultural da Revista eisFluências e Antologias LOGOS  sediadas no seu site FÉNIX:
http://www.carmovasconcelos-fenix.org

Autora de 23 livros - romance, ensaios, poesia; Membro Vitalício da International Writers and Artists Association - IWA, /USA; Embaixadora Internacional do MUC - Taubaté; Medalha da Paz CONINTER; Comenda Conde Figueiró/AVLAC; Membro Universal Circle Ambassadors of Peace; Mulher do Ano 2015/AVLAC; Embaixadora Internacional e Imortal/AVLAC; medalha Mérito Cultural/Curitiba - Brasil 2015; Prémio "Cultivo da Paz - Hiroshima 70 Anos"/MUC; Comenda da AVLAC; Honra ao Mérito "Carlos Drummond de Andrade"/AVLAC; Prémios ZAP 2009/2010/2012/2015; Académico Correspondente e Membro Honorário da APALA - RJ - Brasil  Biografia completa: http://www.carmovasconcelos-fenix.org/CV-bio.htm



Comentários

  1. Muito obrigada, caríssimo Carlos Zemek!Uma honra figurar na sua tão expressiva Revista, onde a estética corre a par da Cultura, ambas selecionadas com a visão requintada do sensível e nobre artista que a dirige. Parabéns Carlos!Minha admiração e o meu abraço. Carmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário