Clarissa Macedo: Concerto para Cavalos - e outras poesias

Corte


Há um leste na lua
de concupiscência:

na primeira braçada
a luz emana sua haste

na segunda margem
as pétalas se abrem
ao espaço, e o rio
que corre no dorso
de um lago
se petrifica e vaza

na terceira lenda
santifica-se
o silêncio dos tempos

e no minuto eterno
nasce uma poesia
primitiva –

aquela que contém
o código de todos
os tormentos.

(Inédito)

Clarissa Macedo


Fotografia de Faisal Iskandar



Fenda 

Há tempo o menino ficou lá fora.
Espera, espreita a barra da porta,
mas já não pode passar.

Todos os longos anos de preparo –
escola, dentista, boxe –
e a busca pelos jogos de montar,
pelo seio roído da mãe que já foi.

Uma vida de busca e solidão,
apassagem do peito fechada:

só o túmulo aberto da infância.


Clarissa Macedo



Concerto para cavalos


Despidos de crinas que não se reconhecem
Cravados de marcas de ferro
Fugidos pela palha que nega o que desejam
Mortos pelas pirâmides que migraram
Surdos pela sinfonia que não se nomeia
Loucos de manadas de dragões que cospem estrelas
Vivos pelas correntes que berram astros
... assim são os cavalos do concerto de meu coração
crianças que preparam o primeiro verso,
feras que não se sujeitam.


Clarissa Macedo





Clarissa Macedo, Salvador (BA), é licenciada em Letras Vernáculas, mestra em Literatura e doutoranda em Literatura e Cultura; éescritora, revisora, professora e pesquisadora, com diversos projetos em andamento, como a tradução de poetas (espanhol/português – português/espanhol). Apresenta-se em eventos pelo Brasil e fora do país (Colômbia, Peru, Cuba), com convites para mais de 18 países. Está presente em mais de doze coletâneas, além de diversos blogues, revistas (como a Machado de Assis) e sites. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas e de Na pata do cavalo há sete abismos (7Letras – Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia – 2014), ambos de poesia. Sua obra está traduzida para o espanhol e em processo de tradução para o inglês. Contato: clarissamonforte@gmail.com.






Comentários