André Carneiro: Prefácio do livro Um Dia Sem Calendário

UM FÁCIL PREFÁCIO

Livro: Um Dia Sem Calendário" de Liana Zilber Vivekananda.



Eu gosto muito da literatura escrita por Liana.

Ela escreve de maneira suave e deslizante, parece que estamos patinando no gelo. Com um estilo seguro nos conduz a uma atmosfera inesperada.

Ela já é uma Escritora há muito tempo, mas só agora publica seu primeiro livro. Sua obra se destaca entre as mais notáveis representantes femininas da literatura brasileira atual.

É interessante observar como se dá em certos casos, excessiva importância ao gênero de um romance contemporâneo. E é fácil observar que os bons romances são difíceis de serem classificados em gêneros determinados. Liana tem justificado destaque dentro da Ficção científica. Entretanto o realismo fantástico pode inscrevê-la perfeitamente. Um dos assuntos tradicionais da invenção literária sempre foi ultrapassar os limites chamados de realidade e penetrar naquilo que a ciência ainda não conseguiu definir ou explicar; um tempo futuro visualizado ou vivenciado por um personagem ou as numerosas estórias em que um personagem falecido invade um acontecimento através de recursos inventados pelo autor.

Paradoxalmente a literatura criada por Liana é delicada, pode-se dizer popularmente, gostosa de se ler. Destaco este aspecto porque muitos contos da autora são daqueles de “assustar” pessoas nervosas. Poderia se perguntar como ela consegue isso? Com erudição se poderia dizer: com engenho e arte. Suas qualidades artísticas e resultados emocionais estão nesse misterioso dom de misturar as mesmas palavras de todos os dicionários de um jeito especialmente próprio e poético, da mesma maneira que as belas pinceladas dos grandes pintores são feitas com as mesmas tintas dos medíocres. Um prefácio se parece com uma receita, recomendo a todos os leitores inteligentes e sensíveis com a garantia da minha idade.

André Carneiro

Comentários