Laura Monte Serrat: Prefácio do livro de poemas de Rita Delamari

Rita Delamari - Fotografia de Decio Romano
Prefácio do livro "Contornos e Contrastes", escrito pela artista plástica e poetisa Laura Monte Serrat.

Rita é uma arquiteta da poesia, que se debruça sobre cada projeto com toda a energia e força de seu corpo, assim como com toda a leveza de sua alma. Preocupa-se com os detalhes para esculpir, formas e contornos com primazia, no livro que ora apresenta.

Sabe bem o que quer! Quer uma obra que destaque a leveza do amor encanto, mas, também sublinhe a firmeza de uma mulher madura que consegue superar os desalentos, inerentes à existência.

Com as palavras traça contornos variados que desenham imagens como a lua, o oásis, a aquarela, o sorriso maroto, o silêncio, uma mulher, um caminho de vaga lumes, um abraço, a poesia que está em nós... E o amor, simplesmente o amor.

Sua arquitetura, no entanto, não se contenta em falar de um sentimento, de uma impressão, senão dos contrastes que estes “uns” revelam na relação com o outro: dor e vida sem dor; ilusão e certezas; desvalorização do feminino e autovalorização; meninice e maturidade; presa e caçador; vida e devastação, entre outros.

Contorna a pluma em contraste com o escudo, a leveza em contraste com a fortaleza, a ternura em contraste com a armadura, o sol e a lua, a paz e a guerra...

Por isso quis organizar seu livro em dois capítulos. Um que destaca a força que é intrínseca, do ser humano, a mulher diante dos desafios da vida, das frustrações e das ameaças na busca de encontrar um lugar que sirva de refúgio...

Uma fortaleza resultante da luta, construída com as pedras da perseverança e da prontidão para novas partidas. E outro capítulo que traga o amor com suas nuances, que resultam em calma, em ternura, em encanto, em querer estar sempre por perto... Um amor que, de tão intenso, fica tatuado na pele e no coração dos enamorados, marca a poesia e contorna a lua em suas variadas possibilidades.

Contornos e Contrastes desenha a vida, articulando sentimento e razão, fantasia e realidade. E muito amor!

Laura Monte Serrat Barbosa
Primavera de 2017

O livro faz parte da coleção do Coletivo Marianas, foi lançado em abril/2018 no Palacete dos Leões, em Curitiba.



Comentários