Vanice Zimerman: O Professor de Francês (Conto)


Faltava ainda meia hora para a aluna chegar. Adrien nasceu na França na região de Provence, onde viveu até os 45 anos de idade. Depois veio conhecer o Brasil, gostou e escolheu para morar uma cidade do litoral do Paraná. Há alguns anos sua profissão é lecionar aulas de francês em casa.

Acostumado a uma rotina solitária, rotina e ordem que envolve a pequena, mas confortável casa em que mora há 15 anos. Cada objeto tem seu espaço certo, assim como, Adrien tem horário para realizar cada tarefa do dia a dia, tudo cronometrado mentalmente. Tem-se impressão que até a pequena teia de arranha que enfeita um dos cantos da varanda, pediu licença antes de ser tecida.

É interessante observar e sentir a solidão envolvendo os espaços, as dobras da cortina de renda, a cadeira de veludo azul com o livro de poesia de Baudelaire, a mesma solidão que acaricia, feito o vento, os porta- retratos, as flores do tapete, também faz companhia nas noites frias, estreitando os laços de uma saudade, quem sabe de um amor distante?

Quanto à aluna, e esta tarde será a sétima aula, Elisa, ele gostou do nome e da voz suave, assim que a escutou pela primeira vez em uma conversa telefônica para marcar o horário das aulas, que seria duas vezes por semana. Elisa tem 45 anos é uma aluna interessada e quer aprender francês para traduzir os poemas que escreve.

Algumas vezes, durante as aulas, Adrien disfarça e a observa com mais atenção, e gosta do perfume de cereja e rosas que ela usa. Também admira seu sorriso meigo quando erra a pronúncia das palavras.

Mais alguns minutos, e ela chegará, seu coração bate forte, e então ele abre o caderno que  Elisa esqueceu, e curioso lê um dos poemas que ela escreveu: “Raio de Sol”, estava relendo o poema quando escuta o som da campainha, e vai até a janela, apressado e caminha até a porta, seu “raio de sol” chegou... Quem sabe?

Vanice Zimerman
Vanice Zimerman, nascida em Curitiba-PR. Formada em Letras Português/ Inglês, Escritora, Artista Plástica (EMBAP), Fotógrafa e Ilustradora. Participa de 42 Coletâneas entre elas: 2015 a 2017 - “CONEXÃO” - Feira do Poeta; Antologia de Haicais: 23. Samoborski haiku susreti - Darko Plazanin - Samobor Haiku Meeting (Croácia: 2015 a 2018 e  “KABOCHA” 2016 - Menção Honrosa) - Coletânea de Haicais: “A Lâmpada e as Estrelas” (2012). Livro “Poemas & Imagens" (Instituto Memória). Participa da IWA: International Writers And Artists Association. Membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia Poética Brasileira (APB), e da Academia Virtual Internacional de Poesia Arte e Filosofia (AVIPAF).

Comentários

  1. Bom dia, agradeço à Revista Carlos Zemek Arte e Cultura, a publicação do meu conto e bonita escolha da imagem. Um ótimo feriado, abraços, Vanice Zimerman.

    ResponderExcluir

Postar um comentário