Francine Cruz lança livro de haicais por editora artesanal

 






Nesta quinta-feira, 16 de março, às 20 horas, ocorre o lançamento online do livro Poemas para brincar nas quatro estações, da autora curitibana Francine Cruz. A obra é composta por 40 haicais e está sendo publicada pela Editora Arpillera, uma editora de livros artesanais. O lançamento será em uma live pelo Instagram da Editora.

Cada exemplar deste livro é produzido manualmente, numerado, feito com costura japonesa e colagem de flores prensadas. A obra conta ainda com ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Débora Bacchi.

A autora também fará o lançamento do livro presencialmente, com sessão de autógrafos, em dois eventos importantes no estado do Paraná: na 1° FOLIMPA em Paranaguá-PR, no dia 18/03; e no 53° Letra de Mulher, em Curitiba-PR, no dia 26/03.

Francine Cruz é autora, entre outros, dos livros Amor, Maybe (2011) e A Casa dos Dois Amores (2014). Em 2012 recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura.

A Arpillera cria projetos sensoriais únicos para cada original, selecionando técnicas, materiais e formatos que dialoguem com os textos. Houve uma primeira chamada para seleção de originais e, no dia 31 de janeiro, a Editora divulgou a lista com os 30 livros que serão publicados ao longo de 2023. A obra Poemas para brincar nas quatro estações é a primeira a ser publicada dentre as selecionadas pela chamada.

O olhar contemplativo do haicai

O haicai é um tipo de poesia curta e minimalista que nasceu no Japão, composto de três versos, geralmente sem título e sem rimas.

Mas, segundo a apresentação do livro, escrita pela escritora e editora Yara Fers, “o haicai está muito além da medição silábica. (...) O haicai fotografa o instante, observando os minimalismos, as sutilezas, aquilo que passa despercebido muitas vezes aos olhos desatentos, mas que a poesia tem o poder de captar”.

Os versos de Francine trazem essas características de forma muito viva, como no haicai abaixo:

dança pelo céu

borboleta pequenina –

uma flor com asas

Sobre o livro, Yara completa: “Nesta obra, Francine utiliza com maestria todas essas características do haicai, resgatando a essência do olhar contemplativo e criando belos haicais para cada uma das quatro estações. (...) O livro é um convite: abra estas páginas com os olhos meditativos de quem observa o mundo pela primeira vez. Faça essa pausa”.

O livro Poemas para brincar nas quatro estações já está à venda no site da editora.



Site:

www.editoraarpillera.com.br


Eventos de lançamento:

16/03 – Live no Instagram @editoraarpillera

18/03 – 1° Folia Literária da Mulher Parnanguara (FOLIMPA), na biblioteca Mário Lobo, Casa Brasílio Itiberê, às 16 horas, em Paranaguá-PR.

26/03 – 53° Letra de Mulher, das 10h às 13h, na Feira do Poeta, em Curitiba-PR.




Comentários