Isabel Furini: Entrevista com o ator Gerson Delliano

Gerson Delliano, ator de teatro e de televisão, diretor de teatro, destaca-se pela profundidade e dramaticidade de seus personagens. Gerson foi convidado especial da Exposição de Artes Plásticas e Literatura "Mês da Mulher", curadoria de Carlos Zemek. Ele fez leitura de dois textos: um poema e um miniconto.

Gerson Delliano, além de trabalhar em teatro, também é aplaudido pelos trabalhos na televisão. Entre outros, ele foi o personagem principal de "Menina de Tranças", além de sua participação na minissérie "Guerra do Contestado". Na minissérie, Gerson foi muito aplaudido pela construção excelente de seu personagem Eusébio. Delliano conseguiu criar um personagem que se caracteriza por discursos curtos e por uma presença marcante que revelava um passado difícil. 





Gerson, quais são os papéis que gosta de interpretar?
Gosto de gente com imperfeições humanas, galãs com defeito.

Tipo... Dr. House?
Sim, gente de verdade. É a sedução da imperfeição.

Qual foi o trabalho mais difícil?
"A Menina de Tranças" do quadro "Casos e Causos" da RPC.

Qual foi a dificuldade?
A questão é que quase toda comunicação do personagem é pelo olhar - tem que dizer tudo com o mínimo de palavras. O João não fala quase. Ele fala com os olhos o tempo todo, e na televisão o olho diz coisas diferentes a cada milímetro de movimento, exige muito do ator.


Agora fale um pouquinho de literatura. Quais são seus livros preferidos? Aquelas leituras mais marcantes?
Adoro ler. Leitura e música são minhas paixões. Muitos livros estão na minha memória, entre eles:
O Estrangeiro - Albert camus, Memorias do Subsolo - Dostoiéviski, Short Cuts de Raymond Carver, Cartas na Rua – Bukowski, La Paloma, Patrick Suskind. Entre os autores brasileiros Gerson destaca Rubém Fonseca, Caio Fernando Abreu e Luci Collin.

Comentários

Postar um comentário