Van Zimerman: HAICAI: RETRATO EM TRÊS VERSOS

O Haicai, Haikai ou Haiku (em inglês) clássico é uma poesia japonesa surgida no século XVI que em sua composição apresenta três versos, com cinco, sete e cinco sílabas poéticas (total de 17 sílabas). Não há necessidade de rima ou título, tendo como tema o Kigo: a natureza (pássaros, plantas, flores, frutas, festa populares...) ou as Estações do ano. Deve-se evitar o uso de metáforas, pois a simplicidade é uma de suas características.
Quanto às referências: um evento particular, ou da natureza, e o verbo apresenta-se no tempo presente, transmitindo a sensação que o evento acontece na hora em que o leitor lê o Haicai, como se ele presencia-se a cena em tempo real e não no passado. Quando o Haicai e publicado sobre uma imagem recebe o nome de Haiga.
O Haicai chegou ao Brasil no início do século 20 e desde então conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. Há também os estilos: Guilhermino, livre e senryu.
Alguns exemplos de Haicais clássicos:
Tema: JACARANDÁ
Jacarandá em flor:
Saudade de minha mãe
que gostava de roxo.


H. Masuda Goga”
****
Raios de luar:
Bolhas nas águas do lago
saltam rãs e sapos.

Fanny Dupré

****
Aplauso
Corrida no parque
O menino inválido
Aplaude os atletas.

Helena Kolody”
****

Haiga:

O Haicai é um maravilhoso e delicado exercício de observação, de envolvimento, estudo e amor, pois recebemos diariamente da natureza imagens lindas, curiosas e significativas. O haicaísta escreve em versos esses “retratos” que podemos perceber ao abrir a janela e olhar o jardim, sentindo as cores e a vida que nele existem ou ainda ao caminhar nas ruas e admirar um menino soltando pipa, ou ainda perceber a companhia das flores de Ipês que tingem as calçadas e telhados.
Van Zimerman é escritora e Artista Plástica.


Van Zimerman, nascida em Curitiba-PR. Formada em Letras Português / Inglês, Escritora e Artista Plástica (Artes Visuais EMBAP). Participa de algumas coletâneas entre elas: Antologia “CONEXÂO”- Feira do Poeta-2015; Antologia de Haicais (Croácia 2015): 23. Samoborski haiku susreti (Darko Plazanin - Samobor Haiku Meeting); Coletânea de Haicais: A Lâmpada e as Estrelas (2012); Literarte Celebra Paraná (2015); Livro Poemas & Imagens (2013 – Instituto Memória) e Aconteceu em Curitiba (2015 – Instituto Memória). Em agosto/ 2015 recebeu o Certificado da Editora Mágico de Oz - Rio de Janeiro - Medalha Monteiro Lobato, devido ao conjunto da obra.

REFERÊNCIAS
http://www.kakinet.com/caqui/nyumon20.htm
http://www.kakinet.com/caqui/nyumon30.htm
http://www.kakinet.com/caqui/kolody.php?t=9

Comentários

  1. Boa tarde Isabel Furini e Carlos Zemek, agradeço o convite e ótima publicação! A Revista Carlos Zemek está com interessantes e bem feitas matérias e fotos! Abraços, Van Zimerman.

    ResponderExcluir

Postar um comentário