Dirce Polli: Mostra D'Arte 2015 - Centro Cultural Ítalo Brasileiro Comitato Dante Alighieri

O Centro Cultural Ítalo Brasileiro Comitato Dante Alighieri, fundado em 1950 por italianos, ítalos brasileiros e simpatizantes, nasceu como entidade para reunir os italianos e ajudar a manter vivo o amor pela Madre Pátria. A sua fundação deu-se em sucessão à antiga Sociedade Dante Alighieri, cuja data de fundação remonta ao ano de 1904. Naquela época, a única e principal atividade era promover o ensino da língua e da cultura Italiana aos descendentes e simpatizantes.

Hoje, embora continue sendo basicamente direcionada para o ensino da língua italiana, a arte também é um dos pilares do Centro Cultural, através das aulas de pintura, de teatro e Coral. Com esse pensar, vem promovendo exposições entre integrantes da instituição e artistas, com o objetivo de dialogar com a arte, buscando fazer a integração entre os diversos sentidos da vida.

A “MOSTRA D’ARTE 2015” trata de uma coletiva, não excludente, acolhedora das mais variadas formas de manifestação artística, que oferece ao público uma pluralidade de artistas, obras e técnicas, estabelecendo, nas diversas linguagens como o desenho, a pintura e a escultura, um intercâmbio de pesquisa e conhecimentos.

Cada obra traz um sentimento e um pensar do fazer artístico diferenciado, refletindo fatores como o tempo, as experiências, e o conhecimento de cada artista que, na sua singularidade, interagiu com as suas questões individuais e deixou algo a dizer passível de inúmeras interpretações e reflexões. Considerando-se que a arte, os processos e o fazer artístico são diversos e ilimitados, a Mostra revela que é na diversidade que os vários caminhos se encontram.

A abertura será no dia 27 de novembro de 2015 às 19h.30, com apresentação do Coro Dante Alighieri e ficará aberta para visitação até o dia 04 de dezembro das 10h00 às 19h00. Endereço: Rua Desembargador Westphalen,nº15- Centro Curitiba.

Participantes da Mostra: Altair Savari, Ana Godoy (Escultura), Angela Muggiati, Antonia T. de Castro, Arlene Senegaglia, Carlos Zemek, Claudio Fonseca, Cristiane Gonçalves, Di Magalhães, Dirce Polli, Dirceu Cesar, Douglas Correia (Escultura), Eliamara Ransolin, Ercy Zedim, Fabrus Mascury (Escultura), Fausto Cerullo, Fernando Nolasco, Geni Elias, Helle Nice Zimermam, Ilka Passos, Inez Burigo,   Jucy Asti (Fotografia), Katia Velo, Leony Campos, Lilian Gimenez, Lisete Schiffer, Lorival Marcon (In Memorian)-(Escultura), Luzia Alencar, Luiza Uady, Marinice Costa, Míriam Martins, Neiva Passuello, Nelci Kurudz, Nelson Molina, Nice Marcon, Nilva Rossi, Rogério Bittencourt, Tânia Leal, Teresa Mercia Langer, Vanice Zimerman, Zenaide Valle.
Dirce Polli - Coordenadora da Mostra


Dirce Polli: Artista plástica e Orientadora de Arte no Centro Cutural Ítalo Brasileiro Comitato Dante Alighieri. Licenciada pela Universidade Federal do Paraná onde frequentou também cursos de extensão em Leitura de Imagens e Gravura. Pós graduada em Arteterapia . Artista plástica catalogada no Dicionário de Artes Plásticas Brasil – Julio Louzada, Vol. V, pg. 701.

Foi professora no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro de 2004 a 2008.
Participou de exposições individuais e coletivas e em Salões de Arte Contemporânea: 53º Salão Paranaense(1996); III Mostra de Artes Plásticas – UNIOESTE 1997 e 2002; XXII Semana Portinari 1997; Salão de Arte de Blumenau-SC; Salão de A Salão de Arte Prefeitura de Vinhedos/SP; III Muestra Latina Americana de Miniprint – Rosário Argentina, 1998, entre outros.

Premiada em 1996, Menção honrosa – III EXPAM-Exposição de Artes Místicas Rosa Cruz, e em 2000 na XVI Exposição Nacional de Arte ASPAR. Foi curadora na exposição no SESC- Água Verde, Curitiba e em várias exposições do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri. Em 2013 Participou da Arte Postal da cidade de Ceuta – Espanha, e da exposição no Memorial Curitiba, 2014. É integrante do Atelier de Arte Edilson Viriato, onde participou no exterior de workshop e viagem cultural em museus da Espanha, Suíça, Alemanha e Holanda.




Comentários