Anúncios !!!


Cat-1

Cat-2

Anúncios!!!


Poesia

ColunaDireita

Catago Vazio2

Coluna Filosofia


ANÚNCIOS!!!


» » Pêssankas: A Arte Milenar Ucraniana - Mostra no Shopping Guararapes em Recife


Com a proximidade da Páscoa e início das comemorações dos 125 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos no Brasil e 25 anos da Independência desta milenar terra eslava, acontece na Praça de Eventos do Shopping Guararapes em Recife -Pernambuco, entre os dias 1º. a 28/03/2015, a Mostra Cultural “Pêssankas: A Arte Milenar Ucraniana”, exposição oficial do Consulado Honorário da Ucrânia em São Paulo e da Sociedade Ucraniano Brasileira "Unificação” produzida pela Coutinho Eventos sob a curadoria do jornalista Maurício Coutinho e da produtora cultural Mara Porto, com apoio dos artistas plásticos Eloir Jr. e Carla Schwab, os quais estarão presentes na mostra no dia 20/03, em trajes oficiais da Ucrânia, para uma demonstração e breve workshop sobre a arte produzida em prol da cultura ucraniana. O evento também conta com peças artesanais de Alice Noga e Julia Regina Bordun Bertoldi que representam a Vesela Artes em Curitiba, convite este feito pelo artista plástico Eloir Jr., e o apoio segue através da SUBRAS-Sociedade Ucraniana do Brasil e Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok que há quase 90 anos mantém a representativa tradição cultural da bela Ucrânia e veste o casal de artistas.
Artista plástico Eloir Jr.

Na exposição são apresentados os mais significativos itens da cultura ucraniana, produzidos por Eloir Jr., incluindo as famosas “pêssankas”, ovos pintados de forma colorida com uma linguagem própria de símbolos e sinais de prosperidade, saúde, paz entre tantos outros e que hoje são o símbolo icônico do Estado do Paraná.


“Em painéis e vitrines especiais, afirma Coutinho, temos um pequeno resumo da importância da Ucrânia e sua arte milenar, enfocando desde a pintura das Pêssankas, até a dança, a música e as artes de modo em geral, bem como aspectos geográficos, econômicos e sociais da própria Ucrânia, através dos trabalhos de artistas das comunidades ucranianas do Sul do Brasil, destacando-se dentre eles, dois dos mais consagrados como Eloir Jr. e Carla Schwab, de Curitiba, Paraná”, conclui.

Segundo Jorge Rybka, Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, a cultura ucraniana sempre foi conhecida pelo artesanato, que inclui a decoração de ovos - as famosas pêssankas - bordados – toalhas, chamadas de Rushnyks – camisas, roupas, xilogravuras, pinturas de bonecas, folclore, paisagem e religiosidade, criando um estilo próprio e único em suas danças e cultura em geral que são bem retratados pelo artista Eloir Jr.

A Ucrânia é o segundo país da Europa, com quase 43 milhões de habitantes. A nação ucraniana resistiu por séculos a todas as tentativas de absorção e assimilação de outras culturas, continuando a manter, através dos confins que a dividem, a unidade da língua, cultura e de espírito: que sempre defendeu com sacrifícios de homens e bens, o ideal pátrio, em todo e no mais longínquo ponto de seu território étnico.
“Slava Ukraini”

SERVIÇO:
Exposição Cultural: “Pêssankas, A Arte Milenar Ucraniana”
Local: Praça de Eventos do Shopping Guararapes
Visitação: 01 a 28/03/2016 em horário comercial
Presença dos artistas: 20/03/2016 das 14h às 18h.
Endereço: Rua Barreto de Menezes, 800 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE
Telefone: 81 – 2122-2211
Entrada Franca


«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Editor da Revista Carlos Zemek

Curador e Artista Plástico.
Membro da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR.

Nenhum comentário

Faça um Comentário!



ANÚNCIOS!!!


Eventos Culturais

Conuna1Inferior

Catalogo Vazio3

Anúncios!!!

Livros Digitais