Clady Sonda: Introdução ao Feng Shui

O Feng Shui é um conhecimento milenar chinês que trata da relação entre Céu e Terra e de como o homem interage com essas energias. A ação do homem tem um papel fundamental dentro do Feng Shui, pois é através delas que conseguimos manter ou não um nível de equilíbrio no local. Os chineses levam em consideração que tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Qi (ou Chi), estudando assim o seu fluxo e a sua qualidade.

O significado literal de Feng Shui é “vento / água”, que são as duas formas pelas quais a energia flui livremente na natureza e sem as quais não sobrevivemos. Ele é totalmente desvinculado de qualquer religião, dogma ou crença. Observa as influências da natureza e a sua relação com o meio em que vivemos.


Existem diversas escolas de Feng Shui, inclusive as versões mais ocidentalizadas e mais comerciais que não tem um embasamento e não chegam a ter muitos resultados, muitas vezes fazendo com que essa técnica perca sua credibilidade. O mais seguro são as escolas Tradicionais, que tem uma base sólida de estudo, um conhecimento profundo da natureza, de seus fluxos, e também da cosmologia, utilizando diversas técnicas milenares e fazendo uma associação com a astrologia chinesa em sua aplicação.

Através do conhecimento do Feng Shui, conseguimos estabilizar um local para que a energia possa entrar em equilíbrio, influenciando nosso estado de espírito e determinando a nossa sorte. Mais do que nos auxiliar na busca de uma sintonia com o Universo, O Feng Shui nos traz um suporte para nossos processos individuais de autoconhecimento.

Fotografia de Neni Glock
Ambiente sóbrio, com predominância dos elementos terra e fogo. O vermelho e o preto são cores que tem que ser usadas com muito cuidado.


Tudo neste Universo possui uma linguagem silenciosa e simbólica, muitas vezes inconsciente. Numa consultoria de Feng Shui evidenciamos tais “diálogos” entre o ser e o ambiente, identificamos as configurações positivas ou negativas e todo o processo que isso implica. A aplicação da técnica vai ativar o fluxo de energia nos ambientes, muitas vezes de forma simples e sutil, que no decorrer da vivência poderá ser sentida e absorvida pelos moradores, proporcionando as mudanças desejadas.
Mas vale lembrar: o Feng Shui cria oportunidades para que as coisas aconteçam, ele não faz nada sozinho, depende muito da ação do homem. O homem é como um livro em branco que a cada dia vai construindo a sua história.

Fotografia de Neni Glock
Desenhos e peles de animais estão relacionados com o elemento fogo. A cor vermelha também. Neste ambiente a predominância é deste elemento, mas está equilibrado com o restante em tons claros. O elemento fogo incita, aquece, estimula.
O conhecimento desta técnica é fundamental dentro da arquitetura e da decoração de interiores, pois quando construímos, reformamos ou decoramos um espaço, estamos criando esse espaço para pessoas. Essas pessoas vão viver ali, vão ser influenciadas por esse espaço e pelas “mensagens” que ele transmite. De uma certa forma, estamos influenciando na vida das pessoas e isso traz consigo uma grande responsabilidade. O profissional pode criar harmonia, paz, saúde e prosperidade ou, por outro lado, pode criar o caos na vida das pessoas.

Há diversas coisas simples que, quando colocadas no lugar errado, podem gerar problemas. Uma cor específica num determinado ambiente, espelhos, localização de portas e janelas, lay-out de móveis, posicionamento da cama e muito mais. Às vezes uma pequena intervenção pode mudar a vida de uma família.

Quantas vezes já ouvimos dizer: “Desde que me mudei para essa casa tudo dá errado na minha vida!”. Ou então: “Me sinto doente desde que viemos morar nesta casa!”. Isto não é coincidência. A casa deve estar doente. Sim, doente! Dentro do Feng Shui e da Geobiologia, a casa é considerada como um ser vivo, e sendo assim, ela também pode adoecer. Aí está a importância dos arquitetos e profissionais que trabalham com interiores, conhecerem essa técnica e assim poderem, através do seu trabalho, criar paz e harmonia na vida das pessoas.

Clady Sonda


CLADY SONDA

Formada em Design de Interiores, consultora de Feng Shui e Geobiologia desde 2002, com formação pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui do Rio de Janeiro e pela Metafísica Oriental BRA, trabalhando com o método tradicional chinês. Ministra cursos básicos e de formação de consultores em Feng Shui, Geobiologia e radiestesia.

Contato: cladysonda@gmail.com
(41) 9624-2431



Fotografias de Neni Glock.
Neni Glock nasceu em Curitiba, PR, em1954. Trabalhou como repórter de imagem para o SBT durante cinco anos.   Viveu em Lisboa entre os anos de 1990 até 2012 onde atuou como fotógrafo profissional, colaborando em revistas nacionais e internacionais com reportagens, editoriais de decoração e retratos.
Publicou 2 livros de fotografia:  Os Elétricos de Lisboa e Tejo.  Publicou livro para ONG portuguesa sobre Angola.   Realizou programas para a RTP e TVI. É produtor e realizador de documentários de autor.

Comentários