Exposição Cultural Comemorativa ao Dia do Artista Plástico


Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas

“ARS, GRATIA ARTIS”
Arte, pela Arte

“Ars, Gratia Artis”, do latim, “Arte, pela Arte”, batiza a exposição cultural comemorativa ao Dia do Artista Plástico no Brasil.

Oito de Maio é a data que celebra uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. No mundo contemporâneo os artistas plásticos não são somente reconhecidos por suas pinturas, ela transcende e se ocupa além das telas. Estão em tridimensionais, vídeo artes, fotografias e demais suportes e ocupações artísticas, onde o limite é a criatividade.

Com curadoria de Eloir Jr. e Kézia Talisin, e orientação de Carla Schwab, 17 artistas paranaenses realizaram releituras de grandes nomes da História da Arte nacional e mundial.

 As obras apresentadas em pinturas, desenhos, fine art, aquarelas e instalações artísticas não são somente reproduções, mas sim, o resultado minucioso de uma interpretação daquilo que se vê, originando uma nova criação dentro da técnica e linguagem visual de cada artista, uma análise da própria concepção, ou seja, a “arte, pela arte”.

Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ana Müller, Carla Schwab, Cecifrance Aquino,  Eloir Jr., Kézia Talisin, Luiz Felix, Márcio Prodócimo, Mônica Pailo, Noeli Tarachuka, Raquel Frota, Rodney Rauth, Ruth Mara e convidados: Celso Parubocz, Malu Azevedo, Oswaldo Fontoura Dias e Tânia Leal.


SERVIÇO:
ARS, GRATIA ARTIS – Exposição Comemorativa ao Dia do Artista Plástico
Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas
Visitação: 15/04 a 31/05/2016 em horário comercial do Shopping
Coquetel Comemorativo a data do dia do Artista: 10/05, terça-feira, às 19h30min
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas - 1º. Piso
Telefone: 41 – 3366-5885
Entrada Franca


Origem do Dia do Artista Plástico
O Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil, considerado o precursor do regionalismo brasileiro.
José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1850, na cidade de Itu, interior de São Paulo e foi assassinado em 13 de novembro de 1899. Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro.


Comentários