Adri Aleixo: Anteparo - e outras poesias

Anteparo

Sob o desgosto dos dias
há de resistir alguma ternura

desenhos à têmpera
um resto nos pratos
um gozo ao poente

Ou a sua palavra
que inunda.




Flor de lótus

Os deuses da paisagem
flor
fruto
fada
sussurram renascimentos

enquanto gentes
passam incólumes, sendo palavra
ou caderno de apontamentos.





Hiato

Não vê, amor
as estrelas também deambulam
eu sei
é um jorro, um hiato, um flanar de pétalas
basta olhar
entre nós, você vê desertos
eu procuro
só encontro mar.



Fotografia de Eduardo Bettega


Os ratos

Estou dormindo.
os ratos
roem
o dinheiro
que escondi
nas latas
da cozinha
se ao menos
eu pudesse tocar
a asa
da libélula
que voa
entre
uma neurose
e
outra.


A terceira margem do rio

Ah irmã, por que choras?
Já não tens mais olhos
são duas pedras
caídas, irrigadas.

— É que ontem ele me bateu
com o corpo vivo dos meus filhos.



Adri Aleixo,  mineira de Conselheiro Lafaiete, vive em Belo Horizonte onde atua como Professora de Português e Literatura. Edita o blog www.petalas-poeticas.blogspot.com  e  possui textos publicados em sites e revistas literárias. Gosta de brincar com a palavra escrita e falada e por isso adora ler poesias. Publicou em 2014, Des.caminhos, pela editora Patuá e em maio de  2015  o livro ecológico Pés, ambos de poesia.


Comentários