Leituras com a Inominável: Dramaturgia em Discussão

Fotografia de Van Zimerman


Dando continuidade ao projeto “Leituras com a Inominável: Dramaturgia em Discussão”, a Inominável Companhia de Teatro receberá no Palacete Wolf, na próxima terça-feira, dia 28, Léo Moita, artista da cena teatral curitibana e ator, diretor e dramaturgo da Minha Nossa Cia de Teatro, que mediará a leitura e discussão do texto dramatúrgico Agreste (Malva-Rosa), do autor pernambucano Newton Moreno.

Escrita em 2001, a peça narra, em primeiras linhas, a história de um casal nordestino que foge para o sertão das grandes secas, ao pressentir uma ameaça sobre o amor que sentem e “que não deveria acontecer”. Após anos lado a lado, o marido Etevaldo falece. Enquanto o corpo é preparado pelas mulheres da região para ser velado, constata-se o inesperado: Etevaldo, na realidade, era mulher, condição que até mesmo a viúva desconsolada desconhecia.

A partir desta história de amor, a peça trabalha, em uma linguagem fragmentada e de alta densidade poética, questões como a ignorância e a intolerância de uma comunidade cercada pelo misticismo e pela extrema pobreza.

Segundo o próprio autor, a obra se desdobra em dois eixos centrais: o desconhecimento das mulheres nordestinas da própria sexualidade/corpo e a figura do contador de histórias , fortemente presente em todo o Nordeste brasileiro.

Neste sentido, a peça pretende, a partir da figura do sábio contador de histórias, que se insere na fábula, aponta personagens e imita narrando, trazer aos palcos um dos elementos do imaginário sertanejo – a figura da mulher que se finge/traveste de homem, e que em seu bojo instiga diversas questões: “Até onde essas mulheres tinham consciência de seus corpos, de suas cascas e de sua transgressão? Seria de outra ordem esse afeto que vaza os limites da forma? Até onde pode chegar o grau de desinformação do povo no núcleo deste país?”

A peça estreou no ano de 2004 e no mesmo ano recebeu o prêmio Shell de melhor texto e de melhor espetáculo e melhor autor da Associação Paulista de críticos de Artes – APCA.

O Projeto “Leituras com a Inominável: Dramaturgia em Discussão” busca compartilhar sua pesquisa dramatúrgica com a comunidade, organizando encontros de leitura de textos teatrais de autores nacionais e internacionais. A cada encontro a companhia recebe um convidado da cena artística paranaense, que sugere uma peça dentre as suas favoritas para discussão. O objetivo é propiciar o encontro entre pessoas de teatro e a comunidade para ler e discutir dramaturgia de forma descontraída e prazerosa. Uma das características fortes da companhia é o trabalho de inter-relação entre literatura e teatro. Com esse projeto a Inominável desenvolve ações de incentivo à leitura de dramaturgia e, consequentemente, formação de plateia para o teatro.

Esta é uma iniciativa independente da Inominável Companhia de Teatro em parceria com o programa de incentivo à leitura Curitiba Lê, e não tem apoio de Leis de Incentivo em nenhuma instância.

Os encontros são realizados na última terça-feira de cada mês e seguem até novembro, com entrada gratuita, sempre às 19h30.

Texto de Letícia Guazzelli

Letícia Guazzelli é atriz, diretora e cofundadora da Inominável Companhia de Teatro.


Serviço:
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Largo da Ordem)
Horário: 19h30 às 21h30
Data: 28 de junho
Mediadora: Letícia Guazzelli
Convidado: Léo Moita
Dramaturgia: Agreste (Malva-Rosa), de Newton Moreno
Entrada: gratuita
Realização: Inominável Companhia de Teatro
Apoio: Coordenação de Literatura e Padaria América
Próximos encontros:
26 de julho
30 de agosto
27 de setembro
25 de outubro
29 de novembro

Comentários