Exposição de obras de Eunice de Alencar Guimarães Vianna

Aves do Paraíso
Obra de Eunice de Alencar Guimarães Vianna

A Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia tem a honra de convidar para a abertura da exposição de Eunice de Alencar Guimarães Vianna no dia 22 de Julho de 2016 às 19:00hs.

Rua Ébano Pereira, 502, São Francisco, Curitiba – Paraná.

Aberta à visitação pública a partir de 25 de Julho, de Segunda a Sexta das 14 às 17hs. Fechado aos sábados e domingos.

A Máscara
Obra de Eunice de Alencar Guimarães Vianna


Eunice de Alencar Guimarães Vianna, bisneta de Visconde de Nacar, foi uma artista autodidata por excelência. Irmã de Eleuther de Alencar dos Guimarães Vianna, grande estilista modelista, nonagenário, que tem vestido com elegância, dedicação e esmero a alta sociedade curitibana com trajes de gala e luxuosos vestidos de noivas, com o refinamento de uma Moda de extremo bom gosto, trazem uma história riquíssima de toda a linhagem de família.

Nascida a 10 de agosto de 1909, em Paranaguá, foi filha de João Rodrigues Vianna e Erina Braga Guimarães de Alencar Guimarães Vianna, esta, filha de Angélica Braga Guimarães e Leonel de Alencar Guimarães, por sua vez filho de Bárbara Augusta de Alencar Guimarães e Manoel Antônio Guimarães Filho, filho de Maria Clara Correia Guimarães e Manoel Antônio Guimarães, o Barão e, posteriormente, o Visconde de Nácar.

Aos 7 anos de idade estudou no Colégio interno das Freiras do Cajuru, em Curitiba, permanecendo até os 18 anos de idade. Nunca aprendeu desenho ou pintura, mas em 1951, com o falecimento de seu pai, recebeu uma herança com a qual comprou uma livraria em Paranaguá e lá começou a se dedicar à pintura, estudando os livros de arte e desenvolvendo a policromia através da técnica do pontilhismo com a pintura a óleo.

Vivendo então no Casarão Histórico da família em Paranaguá, juntou-se a um grupo de artistas, dedicando-se cada vez mais à pintura, trazendo temas diversificados como flores, peixes, aves, santos e figuras folclóricas.

Em 1976 foi trazida por seu irmão Eleuther à Curitiba, passando a morar no edifício da Rua Mariano Torres, onde também está o atelier de costura deste grande estilista.

Participou de várias exposições como o Salão de Artes do Círculo Militar, quando recebeu o prêmio de Menção Honrosa em 1984 e do salão Paranaense.

Faleceu no ano de 1998, aos 89 anos de idade, deixando um riquíssimo acervo. Deste acervo 30 de suas obras, a Casa da Cultura Polônia Brasil tem o privilégio de apresentar à sociedade como um evento artístico , e de revelar mais uma parte do patrimônio da importante e respeitosa família Alencar Guimarães Vianna que fazem a história de Paranaguá e Curitiba.
Texto de Márcia Széliga.

Obra de Eunice de Alencar Guimarães Vianna

Comentários