SEEC realiza encontro com agentes de leitura na Biblioteca



Entre 28 e 30 de julho, a Secretaria de Estado da Cultura (Seec) encerra a primeira fase do projeto Agentes de Leitura do Paraná. O evento acontece na Biblioteca Pública do Paraná e contará com a presença da consagrada escritora Ana Maria Machado, que faz a conferência de abertura no dia 28, às 10h30, no auditório Paul Garfunkel. No mesmo dia, às 14h, os escritores Ricardo Azevedo, Eve Ferreti, Thiago Tizzot e Márcia Széliga debatem a relação entre ilustração e texto na literatura infantil.

O projeto Agentes de Leitura do Paraná tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. No primeiro semestre de 2016, ao longo de quatro meses, 60 agentes realizaram atividades de contação de histórias, rodas de leitura, oficinas de poesia, entre outras ações, em quatro cidades do Estado: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. No encontro promovido pela SEEC, os agentes vão apresentar os resultados do trabalho.

Especialistas em ações de incentivo à leitura também participam dos encontros. Ainda no primeiro dia do evento (28), às 16h, Rosália Gudes e Tatjane Garcia falam sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná.

No dia 29, às 9h, Eliana Yunes, que é diretora da Cátedra Unesco de Leitura na PUC-Rio, faz a palestra “Agentes de Leitura, Construindo uma Política Pública”. O escritor João Anzanello Carrascoza ministra a palestra de encerramento, no dia 30, às 10h30, cujo tema é “Mídia e novos leitores”. Todos os encontros são gratuitos. Abaixo a programação completa.

O Projeto
O projeto Agentes de Leitura do Paraná é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

A ação está inserida nas diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL), que promove a continuidade de projetos de leitura, por meio de parcerias entre a SEEC, demais órgãos do Estado e instituições da sociedade civil.

Programação

28 de julho | quinta-feira
9h30 Abertura
10h30 Bate papo com Ana Maria Machado
14h Traços e textos: a ilustração na literatura infantojuvenil, com Eve Ferreti, Márcia Széliga, Ricardo Azevedo e Thiago Tizzot
15h45 Intervalo
16h às 17h30 PNLL: uma política de livro e leitura para os estados e municípios do Brasil, e apresentação do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná com Rosália Guedes e Tatjane Garcia
20h Sarau Literário

29 de julho | sexta-feira
9h Agentes de leitura, construindo uma política pública, com Eliana Yunes
9h50 Apresentação das atividades dos Agentes de Leitura de Pinhais
10h50 Intervalo
11h Apresentação das atividades dos Agentes de Leitura de Apucarana
12h Almoço
14h Apresentação das atividades dos Agentes de Leitura de Paranaguá
15h Apresentação das atividades dos Agente de Leitura de Foz do Iguaçu
16h Intervalo
16h15 às 17h30 Espetáculo de música e poesia "Tocando o terror" com Paulo Bis

30 de julho | sábado
9h Boas práticas de leitura e protagonismo juvenil: compartilhando experiências
10h30 Intervalo
10h45 às 12h30 Palestra "Mídia e novos leitores", com João Anzanello Carrascoza


Serviço
Agentes de Leitura do Paraná
Biblioteca Pública do Paraná Rua Cândido Lopes, 133 — Curitiba / PR
De 28 a 30 de julho
Entrada franca

Comentários