Lançamento do livro Sob a Ótica de Eros: poesias para a alma, de Elciana Goedert (Ciça)

Fotografia de Suelen de Paula e July Ane Fernandes
Maria Lorenci (prefaciadora) e Elciana Goedert (Ciça)
A escritora e poetisa Elciana Goedert (Ciça, como é conhecida nas redes sociais) participa ativamente dos movimentos literários da capital paranaense. Em 2014 publicou seu primeiro livro (Eu e a Poesia - Ed. Maple), e no último sábado (27), lançou o livro "Sob a Ótica de Eros: poesias para a alma", no Paço da Liberdade, em Curitiba. Trata-se de uma obra independente, que contou com a parceria das Produções Editoriais Catalina (selo literário da Editora Bolsa Nacional do Livro). A obra ousada apresenta poesias onde o amor e o sexo mostram-se intimamente vinculados: um olhar feminino sobre o tema.

Para Ciça, na visão feminina "o erotismo está ligado não só ao sexo, mas também ao amor, e talvez seja por isso que a maioria delas romantize o ato carnal. [...] amor e sexo são complementos um do outro, e sendo assim, além de se expressarem sobre o amor romântico, as mulheres também podem se expressar sobre o prazer, o erotismo, a volúpia, a lascívia, o sexo...”

Segundo ela, a sociedade lança sobre o homem “toda a responsabilidade na relação sexual”, e isso é errado, e na apresentação de seu livro ela diz: “Biologicamente, homem e mulher são diferentes em sua morfologia, mas semelhantes na fisiologia. Ambos apresentam o desejo sexual (uma questão hormonal) e os dois tem capacidade de responder aos estímulos e ter prazer. Como o côncavo e o convexo, são complementares..."

Capa do livro


O lançamento contou com a presença de escritores e escritoras do cenário literário curitibano: Luiz Carlos Brizola (coordenador da Feira do Poeta), Andréia Carvalho Gavita, Vera Albuquerque, Maria Lorenci (prefaciadora do livro), Lia Márcia Finn, Osmarosman Aedo, Silvana Mello, Rosa Leme e outros. Também estiveram presentes amigos e amigas da escritora, além de visitantes do Paço que tiveram contato com a autora e adquiriram o livro. Uma dessas visitantes foi a baiana Sonia Regina Pedrosa Macedo, que diz ter gostado muito da "leveza erótica" das poesias.

O livro encontra-se disponível na livraria do Paço da Liberdade, em Curitiba, e também pode ser enviado para qualquer parte do Brasil, pelos Correios. A pessoa interessada poderá solicitá-lo pela página do livro no Facebook (https://www.facebook.com/sobaoticadeeros/) ou através do e-mail da escritora: elciana.goedert@gmail.com

Comentários