Isabel Furini: Apresentação da Antologia SENTIMENTOS


A Antologia "SENTIMENTOS", organizada por Carlos Zemek e Isabel Furini, já está na internet em forma de e-book e pode ser baixado gratuitamente.

O livro reúne poemas dos autores que receberam o Troféu Destaque em Poesia e Conto da Revista Carlos Zemek de Arte e Poesia. A entrega dos troféus foi realizada no Hotel Bourbon de Curitiba, em março/2016.


A Antologia apresenta poemas dos premiados. São eles: Decio Romano, Isabel Sprenger Ribas, Juliana Oliveira Nascimento, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Neyd Montingelli, Pepita de Oliveira, Sonia Andrea Mazza e Van Zimerman, além do contista Ilário Ieteka. Também algumas fotografias de quadros das artistas plásticas Dirce Polli e Ivani Silva, que receberam o troféu em Artes

O objetivo da Antologia foi deixar fluir os sentimentos humanos transformados em versos, e mostrar os trabalhos dos poetas premiados. Eles têm diferentes abordagens, mas todos estão solidificando o próprio estilo e traçando seu próprio caminho poético. Alguns deles já foram premiados em concursos literários no Brasil e no exterior.

O sentimento é um estado afetivo, é a capacidade de sentir. Como falou o cronista Mário Prata, "o sentimento é a linguagem que o coração usa quando precisa mandar algum recado". O sentimento pode ser acordado de diferentes maneiras. No livro surgem os sentimentos dos poetas ao ver um gato, a neve, um palhaço, o Sol, uma casa antiga. Outros poemas são inspirados no amor, no passo do tempo, na felicidade, na leveza, na ausência, na saudade.

Cada poeta expressou sua forma peculiar de sentir o mundo, os relacionamentos, os objetos, o tempo. Os trabalhos revelam a visão peculiar de cada um deles. Sua maneira de repensar o mundo, pois o poeta é um intuitivo, mas também é um ser que pensa, que aceita ou discorda. Um ser que pode voltar os olhos ao passado ou pode fixar o olhar no próprio universo interior.

A capa é criação de Carlos Zemek, especialista em Arte Digital.



Comentários