Isabel Sprenger Ribas ocupa a Cadeira 09 da ALB/PR

Isabel Sprenger Ribas, poetisa e escritora, é uma das colaboradora da Revista Carlos Zemek de Arte e Cultura. Ocupa a Cadeira número 09; a Patronesse é Júlia da Costa. Neste ano, na cidade de Curitiba, será realizada a cerimônia de posse dos novos acadêmicos.


Isabel Sprenger Ribas, nasceu em Paranaguá/PR, em 1933, filha de Adhemar Lisboa Sprenger e Dinoráh de Lima Sprenger. Casada com João de Azevedo Barbosa Ribas Filho, militar. Graduou-se em filosofia pela Universidade Católica do Paraná.
Como professora atuou em escolas da Capital e Região Metropolitana.
Participou na Elaboração Filosófica do Currículo de 1º e 2º grau, Lei 5692, Julia Wanderley, em 1972;  Prestou serviços, à disposição da Prefeitura Municipal de Curitiba, convidada, na área de Planejamento, no Departamento de Saúde e Bem-Estar Social, no Programa de Núcleos Comunitários, 1973/1974;
Residiu em Brasília, onde Atuou no Ministério de Educação e Cultura, no Departamento de Apoio ao Estudante, sub-chefiando o setor de benefícios para Casas Estudantis, Entidades Filantrópicas e Restaurantes Universitários, período em que visitou Casas de Estudante, Restaurantes Universitários e Entidades Filantrópicas em vários lugares da União, em especial, os do nordeste do país, a partir de 1974.

Técnica em Planejamento e Pesquisa, a partir de 1976, no Instituto de Planejamento e Pesquisa Aplicada-IPEA, onde se aposentou ao completar 32 anos de serviço.
Assessora na Implantação do Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos, na quase totalidade de Estados da União.
Organizadora do I Encontro Centro Sul, do PNCSU, Florianópolis, reunindo os Estados do Sul e seus municípios; II Encontro Regional Centro Sul do PNCSU, em Belo Horizonte, reunindo Estados do Centro Oeste e seus Municípios; III Encontro Regional Norte Nordeste do PNCSU, em Belém do Pará, reunindo Estados do Norte e Nordeste e seus Municípios;

Assessora Técnica na Área Nacional de Saneamento Básico, 1984/1988.

Entidades Culturais a que pertence:
Academia Feminina de Letras do Paraná ; Academia de Cultura de Curitiba ; Centro de Letras do Paraná ; União Brasileira dos Trovadores/ Curitiba ; Centro Paranaense Feminino de Cultura ; Sócia Honorária do Centro de Letras de Paranaguá, Leôncio Correia.

Trabalhos voluntários:
Redatora do Boletim Informativo do SI Curitiba Glória 1998/2002; Membro Conselheira do CEDI- Conselho Estadual da Política do Idoso/Governo do Estado do Paraná; Membro do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná (atual gestão); Presidente Soroptimista Internacional Curitiba Glória, 2006/2008;

Comendas:
- Título de Dama Comendadora pelo Instituto de Heráldica e Genealogia do Rio de Janeiro.
- Troféu Escalada Feminina, oferecido pela Fundação de Ação Social, Prefeitura de Curitiba e Condição Feminina.
- Certificado de “ Relevante Atuação em Função dos Direitos da Mulher”, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba, 2007.
- Certificado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Menção Honrosa em homenagem” ao Destaque de Ensinamento de Cultura Literária e seus Ideais em Consonância com a Comunidade Paranaense, nos Trabalhos prestados ao Centro Paranaense Feminino de Cultura, em 2013.

Algumas Publicações:
Livros

...quase entre aspas, cheio de reticências... ; ...um livro, seis mãos, três idades... ; Mulheres de Coragem; O Poeta e Nuvem Menina; Inúmeros Opúsculos alusivos às datas, homenagens a pessoas, palestras proferidas, etc.

Antologias
Antologias Proyeto Sur Brasil. 2011. 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016; Antologia Jubileu de Ouro Centro Paranaense Feminino de Cultura; Artigos publicados na Revista do Centro de Letras do Paraná; Conexão II, outubro de 2016.


O Presidente da Academia de Letras do Brasil/Paraná é o poeta e escritor José Feldman.

Comentários