Livros de Platão no Site Domínio Público

Livros do filósofo grego Platão (Atenas 427 - 347 a.C), desenvolveu seu pensamento filosófico ao longo dos anos. Foi discípulo de Sócrates, e a morte de seu mestre (obrigado a beber cicuta sob a acusação de adorar falsos deuses e corromper a juventude) deixou uma marca profunda na sua vida e na sua filosofia.

Platão funda a Academia no ano 383/384 a.C. É importante destacar que a Academia é considerada a primeira Universidade de Ocidente. Platão dirige a Academia do momento da fundação até a sua morte. Lá ministra aulas, palestras, escreve. Suas ideias serão seguidas ou contestadas durantes séculos.

Escola de Atenas - Rafael Sanzio

Os livros de Platão estão escritos em forma de diálogo. Sócrates é o personagem principal da maioria deles. Em seus livros Platão analisa a imortalidade da alma (Fédon e Fedro), o mito da caverna (A República); a teoria das ideias (Parmênides); o mito dos cavalos alados (Fedro), o mito de Thot (Fedro), o mito de Er A República), e outros. O Timeu é considerado o livro mais esotérico e de difícil compreensão. Em Críticas ou da Atlântida e Timeu ou da Natureza, Platão fala de Atlântida, o continente afundado.

O mito que se popularizou é o mito da caverna, mas os outros mitos enunciados nos livros de Platão são também dignos de estudo. Por exemplo, no mito de Er o cenário é o Hades - a terra dos mortos. Para os gregos era um local de sombras, uma especie de inferno. Mas no mito de Platão as almas que estão no Hades guardam suas capacidades, elas podem escolher.

Platão fala do Demiurgo, a inteligência que organiza o universo. O Demiurgo é um artífice. Ele não só organiza e contempla, também produz. O universo é filho do um e do outro (do espírito e da matéria).

Os amantes da filosofia podem fazer download gratuitamente de alguns livros de Platão.

É só entrar no site:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.dohttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

Comentários