Neyd Montingelli: Introdução do livro Passos Poéticos


INTRODUÇÃO

Até três anos atrás eu tinha medo da poesia. É isso mesmo. Medo. Eu poderia ler, interpretar, decorar, gostar de poesias, DESDE que, eu não precisasse escrever nem um verso.
Participei de um curso ministrado pela poetisa premiada, escritora e professora de literatura Isabel Furini em meados de 2014. Durante o curso, aprendi muito com ela. Composição de textos, personagens, ambientação, além de toda a teoria e prática para escrever um livro. Foi muito proveitoso.

Em certa ocasião, no meio da aula, ela fez um exercício em que os alunos deveriam escrever uma poesia. Entrei em pânico! Eu nunca havia escrito uma só linha que rimasse ou que tivesse o sentimento poético.

Com toda a calma, ela incentivou-me a escrever e ainda salientou que a poesia faria parte de um lindo livro feito à mão, com o tema “Anjos”.
Morri!

Depois de ressuscitar, mãos à obra e escrevi uma e outra linha. Ela leu e disse para continuar. Temerosa e não acreditando que aquilo que escrevi era uma rascunho de poesia, continuei.
E não parei mais!

Agradeço imensamente o incentivo e os delicados ensinamentos para uma escritora de contos escrever poesias. Obrigada Isabel Furini.

Ainda sobre poesias:
Escrevi alguns contos infantis que foram para concursos literários e antologias. Pensei um dia, em escrever um livro para crianças, com lindas ilustrações, uma capa maravilhosa e um tema bem infantil. Tenho um amigo que é ilustrador, inclusive ganhou prêmios pelo Brasil e um Jabuti por um livro infantil. Pedi que ele me auxiliasse no meu projeto e enviei o arquivo para que analisasse.

Amigo que é amigo, ajuda e quer ver você sempre bem. Aprendi com ele uma lição importantíssima:
Uma coisa é escrever contos para crianças, outra é escrever um livro ilustrado para crianças pequenas e outra é acertar neste livro. Quem vai escrever para crianças pequenas, deve ler e escrever muita poesia. Só a poesia consegue falar a linguagem que vem do coração e quando escrevemos para crianças, devemos usar esta linguagem.

Foi na mesma época que comecei a escrever poesias. Então, guardei o meu projeto e passei a estudar, ler e escrever poesias. Quando eu estiver falando a linguagem do coração, vou aventurar-me novamente no projeto do livro infantil.

Amigo Rogério Coelho, agradeço a sua grande lição, que levarei para sempre comigo e com certeza compartilharei com os aspirantes a escritores.

Neste livro, coloco poesias que fiz nestes três anos, algumas premiadas, outras selecionadas em concursos e para antologias e outras que fizeram parte de  exposições de literatura e arte.

Neyd Montingelli


Pode ser adquirido o livro impresso ou o e-book no site:
https://clubedeautores.com.br/book/232994--Passos_poeticos#.WPjqq4grLIU


Comentários