Isabel Furini: Aquela Aula de Sobrevivência

O professor de filosofia precisa deter-se e refletir calmamente sobre a formação dos alunos. Ele quer formar pessoas conformistas, obedientes ao sistema, incapazes de autodeterminação ou quer correr o risco de ensinar a pensar, a questionar e compreender o mundo?... Se queremos um mundo melhor, evidentemente, precisamos de mudanças. A filosofia ilumina a mente.

Fotografia e Arte de Isabel Furini

Um dos objetivos da filosofia é induzir os seres humanos a pensar por si mesmos. Talvez por isso, os governos militares apagaram a Filosofia dos colégios... Nos anos 70, eu ainda morava em meu país e estudava filosofia em Buenos Aires, e como era época de governo militar, um dos professores nos deu uma "aula de sobrevivência".

Ele nos alertou: "Se por casualidade chegam a ser parados pela polícia nunca digam que estudam filosofia. Filosofia é vista como matéria perigosa e filósofos são vistos como inúteis, improdutivos e rebeldes ao sistema. Se a polícia os interroga digam que estudam psicologia. Psicólogos são considerados pessoas inúteis e improdutivas também, mas pacíficas".

"– Lembrem – continuou – se vocês são parados pela polícia ou pelos militares e dizem que estudam filosofia, com essa resposta vocês já reduziram as chances de sobreviver pela metade. Só ficará meia vida para vocês... Então, sejam inteligentes, vocês são estudantes de psicologia. E agora, meus futuros psicólogos, continuaremos com Platão."

Isabel Furini

Comentários