Katia Velo: Pintando o Sete

"Pintar como os pintores do renascimento me levou alguns anos,
 pintar como os pequenos me levou toda a vida." 
Pablo Picasso
A artista e professora Katia Velo e seus alunos - Fotografia de Katia Velo

Se você é uma daquelas pessoas que acha que o ensino de arte nas escolas é uma perda de tempo,digo que perder tempo é não investir em arte.

A arte é um elemento de criação e inovação, possui um universo particular de conhecimento a partir da produção do homem. A arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos (português, matemática, ciências, etc.) no processo de ensino e aprendizagem. Aliás, o ensino de arte já deveria fazer parte do currículo escolar desde a mais tenra idade.

Em primeiro lugar, o ensino e aprendizagem de arte é algo muito mais amplo e significativo do que se imagina, arte não se limita apenas a pintar ou desenhar, mas não cabe apenas ao professor esta atividade, e sim, aos pais e/ou responsáveis que devem colaborar e incentivar as crianças e jovens.

O trabalho com a arte, que em si mesma é tão complexa, nos oferece múltiplas possibilidades ou caminhos. Trabalhar com o sensível é ir além do olhar, é o perceber-se, é interiorizar-se, é a essência.

O ensino de arte nas escolas, com qualidade, comprometimento e seriedade, resultará em indivíduos mais seguros e independentes.



KATIA VELO é especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea - Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2007). Bacharel e Licenciada em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi – São Paulo / SP (1991)- MEC 182.765 – Português e Inglês e suas Literaturas.  Atua como professora de Arte,  colunista e consultora cultural, curadora, artista plástica, fotógrafa, ensaísta, fotógrafa e palestrante. Possui em seu currículo, mais de 15 exposições individuais e mais de 100 coletivas (nacionais e internacionais), além de participações em Salões de Arte.  Por sua atuação tem recebido homenagens e prêmios em São Paulo e no Paraná.
www.katiavelo.com.br


 Katia Velo e alunos da Escola Evolutiva em momento de descontração e criatividade.
Fotografia de Katia Velo.




Comentários