Anúncios !!!


Cat-1

Cat-2

Anúncios!!!


Poesia

ColunaDireita

Catago Vazio2

Coluna Filosofia


ANÚNCIOS!!!


» » Exposição Memórias Afetivas de Elisabeth Sekulic na APAP/PR


Em 16 de julho, foi inaugurada na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, nas Arcadas de São Francisco, a exposição “Memórias Seletivas” da artista plástica Elisabeth Sekulic.

Luiz Ernesto Meyer, Elisabeth Sekulic e Osmar Carboni
Fotografia de Faisal Iskandar

A mostra foi inspirada em trabalhos de respeitados estudiosos do inconsciente a artista criou sua mais recente produção.

Elisabeth Sekulic, brasileira, nascida em Hamburg/ Alemanha, em 1968, vem trabalhando com artes visuais desde 2008, tendo realizado exposições coletivas e individuais desde então, grande parte na cidade de Curitiba, onde reside atualmente. A artista participou de oficinas, cursos e imersões artísticas, destacando as ministradas pelos artistas João Moro e Birgitte Tümmler. Além da pintura, a artista também trabalha com outros tipos de suportes e técnicas de representação como fotografia, arte digital e escrita.

A exposição “Memórias Seletivas” foi inspirada em estudos sobre o inconsciente, como por exemplo, na pesquisa desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista suíço, Hermann Rorschach, que concebeu um teste que objetivava compreender a personalidade de seus pacientes a partir da interpretação que estes davam às manchas abstratas que lhes eram apresentadas durante o tratamento. Para Jung, a realidade que vem à tona numa obra de Arte nunca é a realidade do próprio artista, mas sim, a do inconsciente coletivo.

Partindo destas ideias, a artista criou um tipo de trabalho, no qual destaca figuras imaginárias criadas a partir da sua interpretação de manchas aleatórias, com o objetivo de buscar um pouco deste inconsciente coletivo. “Meu processo do fazer artístico e a expressão que consigo dar a pensamentos, conceitos e até sentimentos, que surgem a partir reflexões e experiências vivenciadas por mim”, destaca a artista.

A artista busca sentido entre estes conceitos diversos e aparentemente desconexos, representando a realidade caótica e fragmentada. A obras da exposição foram pintadas de forma espontânea. Elisabeth priorizou o subconsciente. As obras partem de figuras imaginárias criadas a partir da sua interpretação de manchas aleatórias. A artista parte do individual (inconsciente) e atinge o universal (inconsciente coletivo). Elisabeth busca pintar o invisível. A exposição permanecerá em cartaz até 11 de agosto.
Obras de Elisabeth Sekulic
Fotografia de Faisal Iskandar
Maiores informações:
https://sway.com/74gt6lsn8x6ebWDu
Serviço:
Exposição: “Memórias Seletivas”
Artista Plástica: Elisabeth Sekulic
Abertura: 16 de julho, domingo, das 11h às 13h
Período de exposição: 16 de julho a 11 de agosto de 2016
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR,Galeria Osmar Chromiec, Sala 11
Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR, CEP – 80.510-100, Informações sobre a exposição: (41) 3232-0408, e-mail: apap@apap.com.br, site www.apap.com.br, Entrada: Franca, Classificação: Livre.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Editor da Revista Carlos Zemek

Curador e Artista Plástico.
Membro da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR.

Nenhum comentário

Faça um Comentário!



ANÚNCIOS!!!


Eventos Culturais

Conuna1Inferior

Catalogo Vazio3

Anúncios!!!

Livros Digitais