As Aves de Aristófanes - Direção de Thadeu Peronne

Comédia clássica de Aristófanes escrita no Séc. Va.C que trata da corrupção e da ética, faz reestreia em Curitiba no AÇÃO ARTE
Quem não assistiu As Aves de Aristófanes, agora terá oportunidade de conferir a reestreia do espetáculo em Curitiba. A peça volta em cartaz no dia 16 de setembro, às 19h30, dando continuidade a programação do AÇÃO ARTE, que ocorre nas instalações da Sociedade Amigos da Cultura Ucraniana (Rua Brigadeiro Franco, 374).
Sempre após as apresentações o bar estará aberto para que o público possa consumir bebidas e petiscos a preços populares ouvindo boa música.

Fotografia de David D'Visant
Escrito em 414 a. C e encenado pela primeira vez em 411 a.C na Grécia, o texto é brilhante, divertido e faz críticas contundentes  às estruturas de Atenas como o  judiciário, o sistema político e também ao comportamento dos cidadãos sem nunca perder o bom humor. Trata-se de um texto bastante montado na Alemanha, Grécia, Itália, Grécia entre outros.

“As comédias de Aristófanes são incríveis. As Aves é um texto ágil e extremamente atual, toca em questões como ética, corrupção e muito mais. Mesmo tendo sido escrito  no século V a.C.  este texto traz uma síntese das reflexões que considero serem  necessárias para a nossa sociedade pois a comédia, desde seu surgimento, tem esse poder de alegrar, divertir e fazer pensar”, explica o diretor.


Fotografia de David D'Visant
SINOPSE: Dois personagens, Evélpedes e Pistetero, cansados da corrupção de Atenas, partem em busca em busca do rei Tereu, que foi transformado em pássaro, para que este os indique  um lugar melhor para se viver, um lugar livre de corrupção,  e acabam por se aliarem às Aves no Céu desencadeando uma série de situações inusitadas com um final para lá de surpreendente.
A encenação traz musicalidade, brincadeiras, agilidade e ainda aposta, como homenagem, na fusão da estética grega com a estética da cultura caiçara e do fandango paranaense. O elenco se desdobra no Coro e nos inúmeros personagens que aparecem em cena. A peça estreou tendo no elenco os atores Ronnald Pinheiro, Marwem HD e Marcelina Fialho que agora será substituída pelo ator e coreógrafo Zé Ronaldo também responsável pela  preparação corporal, desenhos de movimentos corporais do elenco e tamanqueado.

O cenário é de Aorelio Domingues, Rodrigo Ziolkowski assina a iluminação. Os figurinos, maquiagem e máscaras ficam por conta de Mariana Zanette que junto com Aorelio Domingues, Poro de Jesus e Gilvan Santo Amaro se desdobraram na criação dos adereços. A criação da arte do espetáculo fica por conta de Foca Cruz e Ulisses Galetto assina a sonoplastia e trilha sonora.
O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem como incentivador oficial o Banco do Brasil e em 2016 fez uma pré-estreia no “Boqueirão em Cena” do Centro Cultural Boqueirão sendo assistida por inúmeros estudantes e professores e fez estreia oficial no Teatro José Maria Santos no dia 30 de novembro de 2016 sendo muito bem recebida pelo público, cumprindo ao todo duas temporadas.


Fotografia de David D'Visant
SERVIÇO:
As Aves de Aristófanes
Apresentação dia 16 de setembro
Local: AÇÃO ARTE
Rua Brigadeiro Franco,374 Mercês com estacionamento próximo.
Horário: 19h30min
Entrada: PAGUE QUANTO VALE
Após o público poderá degustar petiscos da cozinha grega.
As Aves de Aristófanes
Maiores informações:
AÇÃO ARTE
www.acaoarte.com.br
ou pelo fone 041 9 96362133

Comentários