Márcia Wojcicjoski Prado: Casamento


CASAMENTO

A noiva, soberana
Espera serena a quem ama.
Sua fronte alva e altiva
Inebriada do cheiro da flor
Rubra face, frente ao enlace
Do amor,
Deixa sem dor a despedida
No derradeiro contraste da vida .

Coube nas mãos do destino,
Por escolha,  sorte ou desatino,
Diante do altar Divino
Aceitar compartilhar o caminho.

Hoje as rosas do cabelo
Dão lugar aos temperos.
O véu que lhe cobrira a face
Em panos de chão renasce.
O brilho dos olhares em festa
Só numa foto lhe resta.

Por fim a noiva transformada
Na triste figura sem esperança
Reflete sobre o pasado
E conclui que o amor esperado
Se resume, num sonho,
Quebrado.

Márcia Wojcicjoski Prado




SONHO E REALIDADE

Não. Eu não estou aqui.
Isso que você vê agora
É um lapso de memória
Algo se perdeu sem ter sido
Um prato caído no chão,
Ruído,
Exaustão!

Ainda busco respostas
Mas bato em portas erradas
Ou em horas impróprias.

Tenho dúvidas,
Uma mala cheia delas!
Não me desfaço
Porque me apego fácil.
Acomodadas junto aos ais,
Acabo achando que vou usá-las
Algum dia para debater
Assuntos fundamentais.

Se eu tiver a sorte
Pode ser que encontre,
Antes da morte,
Alguém que proponha
A troca por respostas
Capazes de colar meus cacos,
Corrigir meus atos
E impedir meu caus.


Rogo por estas inestimáveis
E raras vozes
Pois imprimem inefáveis cores
À decoração de interiores!

Aptas a tornarem, meus traços abstratos,
Vociferados de temores,
No dialeto dos sensatos
E a dizer com precisão:
Como venço minhas dores,
Qual minha real vocação.

Márcia M. Wojcichoski Prado



Márcia M. Wojcichoski Prado: Nasceu em 1974, em Curitiba. É Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Paraná e pós graduada em Gestão e Produção Cultural da UTP. Em 2010 concluiu o Bacharelado, espanhol português, com ênfase em estudos literários. Escreveu os primeiros poemas aos 15 anos. Frequentou a Feira do Poeta, no Largo da Ordem, de 1991 a 1995. Recebeu Menção Honrosa no I Concurso de Poesias da UFPR - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, em 2005. Em 2006, conquistou o 1º lugar no Concurso de Poesias promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. No 9º Concurso Poetizar o Mundo ganhou o segundo lugar como declamadora. É membro do Coletivo Marianas. Em 2016, publicou seu primeiro livro: MetÁfora pela editora Bolsa Nacional do Livro.

Comentários