Mhario Lincoln: A Beleza da Alma

A BELEZA DA ALMA

O passado é uma caixa-preta.
Nos libera ou aprisiona sem só.
O fato é que, mesmo assim,
Não faz diferença, o presente, só,
O futuro, todavia, nasce do ontem.

Do passado com paz ou com pavor,
Funciona como espelho retrovisor,
De uma Santa-ceia com Judas, presente!
O ontem e o amanhã formam o todo.
No hoje e engole a vida num espasmo,
E quando o dia seguinte chega, sem favor,
deixa toda nossa história no ontem.

Arte digital de Carlos Zemek
Eu tenho o ontem. O hoje é apressado.
Mas quem sabe não seja o meu passado,
e não o presente, tão rápido e impreciso,
que me leva e um futuro transcendente?
Só o presente remete a meu futuro frágil.
Com o passado, meu futuro pode ser ágil.
O passado me faz escolher e reaprender.

O meu presente é rápido e furtivo,
24 horas de vigia e oração. De por que?
Outrora, sei o que fiz. Hoje, quiçá falem!
Mas a certeza e que sobrevivi no hoje,
foi no antanho. E se fosse o fim, o ontem?
E amanhã, num futuro qualquer,
minhas rugas vão palear com calma,
minha história forjada no rosto e na alma.

Mhario Lincoln
Poema do livro "Segredos Poéticos"


Mhario Lincoln na foto de Decio Romano


MHARIO LINCOLN: É jornalista, advogado, escritor e poeta. Publicou livros técnicos nas áreas de jornalismo e de Direito. É autor do livro de poesia "Segredos poéticos", entre outros. É presidente da Academia Poética Brasileira e editor da Revista Poética Brasileira. Em 2002 recebeu o prêmio "Lusíadas" em Portugal, com o poema "Meu pai".

Comentários