Siomara Reis Teixeira em Declamações Poéticas do SESC Paço

O projeto Declamações Poéticas tem como objetivo apresentar e divulgar a poesia paranaense, fomentar a produção e circulação da arte poética.
As apresentações acontecem aos sábados, das 14h30 às 15h30, nos dias 9 e 30 de setembro e 21 de outubro.
Evento gratuito.
Em 09 de setembro, a partir das 14h30m, a convidada Siomara Reis Teixeira falará de sua trajetória e declamará poemas de sua autoria no SESC do Paço, em Curitiba.
Mais informações (41) 3234-4200


Siomara Reis Teixeira
Siomara Reis Teixeira, gnóstica por devoção, ariana com ascendente em Touro e Lua no signo de Câncer. Nasceu em 09 de abril de 1965, na cidade de União da Vitória, no estado do Paraná, é a 6 º filha do seu Affonso e dona Nilce e passou sua infância e parte de sua adolescência em Porto União, no estado de Santa Catarina. È radicada em Curitiba há 36 anos.

Escritora, cronista e poeta, agente cultural, é pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase em Literatura Infantil e Poesia Contemporânea [Uninter-Curitiba – 2009].

Profissionalmente, exerce atividade com revisão, apoio e produção textual em ortografia, gramática e fluência de linguagem.

É autora do livro, Acalanto Entre o Amor e o Desencanto – abril, 2016 –
Ed. Mundibook Ediciones – Lisboa, Portugal *Madri, Espanha.

É autora do livro Oestrus, parte integrante do livro, Família Reis Teixeira – Poética – Novembro, 2015 - Ed. Insight Livros Artesanais.

Participou das antologias poéticas, Therezinha Cartonera [primeira edição], 2012. Therezinha Cartonera – TR3S – 2016 [Quarta Edição], Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu, 2010, Conexão II (Feira do Poeta), 2016, Conexão III, 2017, a ser lançado no próximo mês de outubro de 017 e Parnaso Poético, 2017.

Idealizou, promove e apresenta, com apoio e divulgação da Fundação Cultural de Curitiba o recital lítero musical, Sarau Café, Poesia & Canção desde janeiro de 2016, este estando em sua 21º edição.
Vinda de uma família de artistas [poetas, escritores e artistas plásticos] começou sua carreira literária muito jovem, com apenas 11 anos de idade. Siomara descreve com primazia o universo feminino, suas aflições, seu cotidiano, sonhos, desejos, amores, segredos e conflitos.
Cronista revela em seus textos, um profundo sentido humanitário e social.

Escreve seus versos em vários exercícios de composição, aos quais qualifica como sendo, “deliciosos”, construindo com destreza poemas em vários estilos que vão desde tercetos, quadrinhas ou aforismos, até haicais e sonetos, variando através de composições épicas, românticas e de extremo lirismo. O gênero poético depende unicamente de sua inspiração.
“Poeta nasce poeta. É dom, maldição e acima de tudo, missão. É como o respirar, mesmo sem o desejar...” (Siomara Reis Teixeira)

Na continuação um poema de Siomara Reis Teixeira.

Poeta Sou
Poeta sou, no claustro da tortura.
Sonho e fantasia fazem parte do meu dia.
Universo impregnado de doçura e loucura,
Na explícita sentença das dores, dos amores,
Da profundidade de ser e existir,
Do âmago da paixão desvairada,
Da realidade de pessoas
As quais, jamais serão nada.
Devaneio implícito que corre nas veias
Que é o respirar, mesmo sem o desejar
Uma busca delirante da próxima loucura
Condição plena... Missão!
Uma dura pena, que esvai-se através da razão!

Siomara Reis Teixeira


Comentários