Gessy Gesse participa de bate-papo sobre sua relação com Vinicius de Moraes


A Biblioteca Pública do Paraná promove, no dia 22 de novembro, um bate-papo sobre o livro Minha vida com o poeta, da escritora Gessy Gesse, que também autografa a obra. A mediação fica a cargo do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos. O evento acontece na Arena BPP, no Hall Térreo, a partir das 15h, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).

A baiana Gessy Gesse nasceu em 1939 e ficou conhecida nacionalmente nos anos 1970 ao se casar com o poeta Vinicius de Moraes (1913-1980), tornando-se a sétima mulher do Poetinha. É sobre essa relação que a escritora fala em seu livro. São histórias sobre a convivência do casal, permeadas por comentários sobre a realidade social da Bahia à época.

A escritora, que viveu com o poeta e compostior durante 7 anos, revela como essa relação influenciou a vida e a carreira do autor, em parceria com Tom Jobim, de “Garota de Ipanema” — uma das canções mais tocadas no mundo. Ao conhecer Gessy, Vinicius mergulha no universo do candomblé e da capoeira para criar os afrossambas ao lado do violinista Baden Powell, o que representa uma nova fase em sua trajetória artística.

Além de atuar como produtora cultural, Gessy trabalhou como atriz nos anos 1960, em filmes como Sol sobre a lama (1963), de Alex Viany (1918-1992) e Senhor dos navegantes (1963), de Aloiso T. de Carvalho. Entre as canções que Vinicius dedicou à sétima esposa, estão “Morena flor” e “Samba de Gesse”.
Serviço: 
Bate-papo e sessão de autógrafos do livro Minha vida com o poeta, de Gessy Gesse
Mediação do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos
Dia 22, às 15h
Arena BPP, no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)
Gratuito
Informações: (41) 3221-4974


Comentários