Caroline Gaertner: Poemas reunidos


Sobre rótulos e código de barras

Coisificar o humano e humanizar a coisa
Dar preço e prazo às pessoas
As pessoas que têm cada vez mais pressa,
Estão cada vez mais presas a ternos e gravatas.
 É o nó apertado da vida que não afrouxa.
É o caos.
É a agenda lotada, a alma vazia.
São os vários alarmes que tocam,
Mas ninguém se toca que são os dias que passam
(E dias são raros demais para apenas passarem).

Caroline Gaertner




Rascunhos

Meus acertos imperfeitos
Meus saudosos enganos
Meus prováveis suspeitos
De um devaneio
Por debaixo
Do pano.

Caroline Gaertner



Achados & Perdidos

Sempre fui um tanto que prolixa,
Vez ou outra me perdia em detalhes.
Assim como perdia as chaves, perdia a hora, o trem.
E os amores "vai e vem" que me perdiam também.
Bem, esses nunca me acharam...

Caroline Gaertner


Passarada

De manhã, quando saí,
Nem olhei para o meu relógio,
Contemplei o dia.
Não notei se era muito cedo,
Não me importava,
Já era hora e o Sol me esperava.
Pela rua ouvi a todos que passavam,
Uns mais apressados e outros transeuntes,
Tal como eu, por ali meditavam em silêncio
Ao som dos pássaros:
Rouxinol, cotovia, bem-te-vi,
Canarinho, beija-flor… foi aí então que eu,
Sem palavras, beijei a flor
E beijei a vida.

Caroline Gaertner



Comentários