Lançamento da Antologia Conexão IV - Prefácio de Olinto Simões


A Antologia Conexão IV organizada pelo poeta Amaury Nogueira, será lançada em 21 de outubro (domingo), a partir das 10 horas, na Feira do Poeta de Curitiba.

PREFÁCIO 
Olinto Simões

Conexão IV. Parece que o livrinho de poesias, deu certo, desde a primeira, ou não teria chegado a quarta edição.
O termo livrinho, está colocado propositalmente, porque, depois de lê-lo por inteiro, me veio a lembrança o grande Ary Barroso, autor de inúmeras músicas do cancioneiro popular, que comandava no pa-drão radiofônico, um programa de calouros chamado "A Hora Do gongo". Um candidato se apresentou e Ary o interpelou: "O que se-nhor vai cantar?", e o calouro disse: "eu vou cantar um sambinha". Ary de imediato se alvoroçou pois, ele não admitia que alguém pu-desse ter a petulância de diminuir o samba. Depois, foi questionado novamente: "Qual é o sambinha?", e o infeliz disse: "Aquarela do Bra-sil". Nesse momento o Ary quase enfartou:
- "Um Poeta, se esmera na Língua Portuguesa para compor uma Obra Prima da Música Popular Brasileira, vem um cidadão qual-quer, e diz que vai cantar um sambinha"?
Assim é o caso do Conexão IV.
Quantos poetas se esmeraram para colocar as obras neste li-vro?
Quantos sonhos acompanham essas obras? 
Quanto de ansiedade e angustia existe nos poetas estreantes?
Quanto de realização há no peito dos veteranos aedos?
Na qualidade de Poeta Convidado para prefaciar esta edição, não posso permitir que paire dúvida sobre o que aqui está, para que num amanhã qualquer 'alguém' diga a alguém, "ah, você faz parte daquele livrinho". 
Aqui, encontrei alguns fenômenos vernáculos como por exem-plo, a Aliteração, presença de sons consonantais semelhantes nos versos; Assonância, os sons vocálicos em sílabas tônicas de pala-vras distintas;
Paranomásia, som que consiste na aproximação de palavras semelhantes pelos sons, mas de sentidos diferentes.
A Imprecação, figura de retórica ou maneira de pensar que ex-prime ameaça ou maldição ditada pela raiva e desespero.
A Deprecação, que é súplica ardente, um convite pelo uso de uma oração religiosa ou oração gramatical.
Ah..., sim, sei. A maioria das pessoas que compra um livrinho, não faz ideia de tudo que tem ali dentro. O livrinho, é um mundo.
Esta quarta edição se conecta com as outras que vieram e abre caminho para as que virão. O importante e que a já definida aqui, "co-leção conexões", conecte mais as pessoas, interligue mais os cora-ções e ajude a melhorar a cabeça dos não pensantes, para que eles começando a pensar, se transformem em Poetas, e das próximas co-nexões, façam parte.

Olinto Simões
Professor - Escritor - Poeta - Consultor - Palestrante
Membro da Academia Poética Brasileira

Comentários