Resenha de novo livro de Miguel Sanches Neto




A Bicicleta de Carga do escritor paranaense Miguel Sanches Neto (Editora Companhia das Letras, 136 páginas), apresenta 17 contos. Os contos abordam assuntos que comovem.  O autor apresenta personagens que falam da experiência humana - um assunto sempre delicado.

No site da editora que lançou o livro, lemos: "Um turista na Espanha acaba se tornando amigo de um casal de brasileiros: a possibilidade de um triângulo amoroso se insinua o tempo inteiro, mas pode muito bem ser algo imaginário, assim como a paixão de um fazendeiro de origem holandesa por uma famosa socialite, que ele conhece através de um quadro. Nesta coletânea, proliferam-se narrativas de amores que não se concretizam, e de desejo sexual que, para além do prazer, traz angústia. Exercendo pleno domínio das formas breves, Miguel Sanches Neto constrói aqui uma série de situações verossímeis em sua sordidez de detalhes envolvendo personagens que compartilham uma profunda e desoladora solidão. Em A bicicleta de carga e outros contos, o que está em jogo é o caráter ambíguo e opaco da linguagem. É através de tudo o que não se revela que as criaturas a quem o autor deu vida mostram-se tão humanas."

Miguel Sanches Neto tem o poder de construir personagens que nos habitam durane muito tempo. Essa é a magia da literatura tornar a fantasia de um autor parte integrante de nosso universo mental.

Nas palavras de Christini Roman de Lima, Doutora em Letras pela UFRGS: "Bicicleta de carga e outros contos, portanto, é uma obra bem orquestrada, em que as frases curtas e a linguagem contundente aliam-se às temáticas, na maior parte dos casos, esmagadoras.  (...)" *

*Christini Roman de Lima. Resenha de A bicicleta de carga e outros contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Publicada na revista Brasil/Brazil. VOL. 31, No 58 2018. https://seer.ufrgs.br/brasilbrazil/issue/view/3639/showToc

Comentários