Eloir Amaro Jr. receberá Medalha de Honra ao Mérito


Em 23 de abril, 19 horas, no Instituto Cervantes de Curitiba, acontecerá um evento que reúnirá poetas, escritores, artistas e declamadores. Será lançada a antologia "Texturas Poéticas" (minilivro), e serão lidos e declamados poemas dos autores desse livro. No evento Isabel Furini e Carlos Zemek, criadores do Projeto Poetizar o Mundo entregarão a Medalha de Honra ao Mérito ao artista plástico, professor, curador e colunista cultural Eloir Amaro Jr.
Nestes últimos anos, o trabalho de Eloir em prol das Artes ganhou visibilidade. Ele organiza exposições e divulga os trabalhos de artistas de diferentes técnicas e estilos.
Eloir Jr.
 Nascido em Curitiba-PR., Eloir Jr. é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Coluna Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista. Entre 1984 e 2004, participou como folclorista dos Grupos Folclóricos Português Alma Lusa e Polonês do Paraná Wisla, onde esporadicamente desenvolve produções artísticas para estes grupos e também para a cultura folclórica ucraniana.

Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, museus pelo País, livros de arte e cultura e em algumas edições da Casa Cor Paraná.

Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne,  em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista representou  as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô  em Brasília-DF, que homenageou a  Ucrânia e o Paraná em 2017 e, recentemente criou um painel artístico para uma Escola Municipal de Curitiba-PR.



Trabalho de Eloir Jr.
Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que colonizaram o Paraná, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.

Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se em suas vivências nos folclores polonês, ucraniano, português entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal,  com ícones paranistas, como: gralha azul, araucárias e pinhões.


Trabalho de Eloir Jr.

Comentários