Neyd Montingelli: Saudade da Mãe - e outros poemas



Quadro de Eloir Amaro Jr.

Mãe separada
Assim era a minha:
três filhos sozinha para criar.
E o futuro ali, tão perto e tão longe
aos dias vinha desafiar.

Foi enfermeira, costureira, cozinheira,
o trabalho, como ninguém, sabia gerenciar.
Tabuada, faxina, higiene, alimentação,
faziam parte do seu ensinar.
Seu lema era ordem, respeito, honestidade,
justiça a todos e amor familiar.
Com firmeza e sensatez,
soube os filhos disciplinar.
Quando fui mãe, usei os mesmos preceitos,
para minhas filhas educar.
Agradeço à Deus pela mãe criativa,
que me preparou para a felicidade alcançar.

Neyd Montingelli


Saudades de mãe

Herói brasileiro, herói nacional.
Mãe é a pessoa mais sensacional.
É aquela que trabalha, estuda, vive.
É o exemplo maior que tive.
Mãe sempre tem o que falar,
um parente para ajudar;
um amigo para acolher;
um animal para o bem fazer.
Sabe costurar, cozinhar, pintar, consertar.
Sabe matemática, geografia e desenhar.
Ensina o que sabe,
compartilha o que tem e cabe.
Mãe é enfermeira, jardineira e ordeira,
limpa e arruma toda minha sujeira.
Cuida da casa, de mim, às vezes dos carros,
assume minha vida, conserta meus erros.
Sua vida anoitece,
seu corpo envelhece.
Seu amor se transforma
multiplica, renova, não tem norma.
Sem esperar, ela se vai um dia,
Os anjos a recebem em aleluia,
E os filhos aqui quase a perecer,
Vão aprender a sozinhos viver.
Saudades da mãe vão ter.

Neyd Montingelli


Quadro de Ilia Ruiz

Materno

Em seu ventre cresce,
Aguardado com ansiedade,
Aquele pedacinho de gente,
Ainda sem identidade

O mais profundo afeto
Espera o nascimento
De amor o colo repleto
Seios fartos para o alimento.

Embala o ser com carinho,
Vela o sono com cuidado.
Nunca o deixa sozinho
Sempre atende ao seu chamado.

Cresce o rebento na vida,
Ainda o quer nos seus braços,
Daquela infância querida
Nunca rompe os fortes laços.

Neyd Montingelli

Comentários