Livro de Poemas - O Universo da Caneta


Os poemas metalinguísticos são poemas que falam do trabalho poético. É poesia sobre poesia. É o poema diante de um espelho, é auto-observação consciente. Neste livro reuni poemas de minha autoria que falam do labor do poeta.

  Clique Aqui para Download do Livro em Formato PDF



O poema metalinguístico acontece quando o poeta em vez de olhar, descrever ou discursar sobre os sentimentos, como o amor, ou sobre o mundo, volta os olhos para focar o trabalho poético.

No livro “O UNIVERSO DA CANETA”, o lápis e a caneta são personificados e passam a escrever, como se tivessem vontade própria. O livro aborda, entre outros assuntos, como é gestado o poema, a crítica poética, a função da Poesia, que é definida como alquimia.

Em “Analogias”, a Poesia é comparada ao trauma emocional
“cicatriza –  mas persiste
pressiona
sitia
obsessiona como o crocitar de um  corvo
a poesia é paixão e é loucura (...)”

O poema não aparece calmamente, nem tem somente a função de melhorar a vida humana. Alguns poemas são brincalhões, outros poemas são matreiros. Alguns mexem com as emoções e os sentimentos. Porque a Poesia tem o poder de revelar os elementos do inconsciente. Por isso a Poesia pode ter diversas funções: ela guia e também revela os conteúdos da alma humana.

Isabel Furini

Isabel Furini nasceu em Buenos Aires, Argentina. Ministrou aulas de 1975 à 1980, na cidade de Medellin, Colômbia. Radicou-se no Brasil e ministrou aulas em Curitiba de 1983 à 2015.  Autora de 35 livros, entre eles, “Os Corvos de Van Gogh” (poemas). Publicou o seu primeiro livro “O homem e Deus” em 1985. Participou de Antologias poéticas em Portugal, Argentina e Chile; é criadora do Projeto Poetizar o Mundo; membro da Academia de Letras do Brasil/Paraná; Presidente da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia),  coeditora da Revista Carlos Zemek de Arte e Cultura; recebeu Comenda Ordem de Figueiró, Artes e Cultura do Brasil; foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação Cesar Egido Serrano (Espanha, 2017); seus poemas foram premiados no Brasil, Espanha e Portugal. Em 2018, e realizou um Recital Poético bilingue (espanhol/inglês) na Biblioteca Pública de Burlingame, Califórnia, USA.

Comentários