Etel Frota: Poemas inéditos




Fotografias e edição de Isabel Furini
Trovas de Pé Vermelho

>para Paulo Vítola, pela inspiração; Marta Morais, pela provocação; Ernani Buchmann, pelo desaforo

Não pretendo fazer ode
só verso de pé quebrado.
Mas diga lá: alguém pode
c´os contrastes deste estado?

Nascida de pé vermelho
criada de pé no chão
no Norte, partido espelho
deixei o meu coração

Eu já vinha preparada
pro afamado leite quente
mas não sabia de nada
nada sabia, inocente

Na feira, começa a turra
que me deixa muito aflita
dizem que chama caturra
a banana que é nanica

Mudo de banca e piora
um pouco a coisa pra mim
É aipim ou é mandioca?
é mandioca ou é aipim?

E prosseguiria a richa
não fosse eu mulher tão fina.
No armazém peço salsicha
vem o moço e me traz vina

Quitutes, de Norte a Sul
vão me pondo meio grogue:
parei de comer manju
me viciei em pierogue

Velho pão doce é chineque.
A infância  desatina:
chamam piá o moleque
e de guria a menina

Bola de gude é búrica
e o estojo é um penal
co´a finalidade única
de enlouquecer o mortal

Folguedo autoexplicativo
o singelo esconde-esconde
ninguém me explica o motivo
ninguém me diz quando ou onde

que alguém de alma inspirada
sem mote ou motivo algum
julgou coisa apropriada
batizá-lo “trinta-e-um”

Mesmo estando preparada
pra dor no dente da gente
eu não sabia de nada
de nada mesmo, inocente

Não queria fazer ode
nem lançar mão de chicana.
Mas reitero: alguém pode
co´a fala curitibana?

Etel Frota



















A Reza e o Limão
>versinhos de pé remendado para a Luhli

Valei, mãezinha do céu
pois já não sei mais rezar
ando bem desassistida
Meu coração anda ao léu
tá difícil de enfrentar
as agruras desta vida

É tanto amigo que morre
tanta farpa que me espeta
indecência que me enfeza
Calada, amargo meu porre
Mas sentada na sarjeta
lembro que existe outra reza


Um só é o ingrediente:
um limão verde, graúdo
vai pro freezer, bem lavado
Cortado, vai co´a semente
inteirinho, casca e tudo
Espero ficar congelado

Não tem erro, não tem nó
Preparo a minha comida
disponho tudo no prato
como um quadro de Miró:
delicinha colorida
com detalhes de um mosaico
Requintes de uma aquarela
fica mesmo muito belo
Sal rosa, pra entrar no clima
roxinhos da beringela
um fio de azeite amarelo
e ralo o limão por cima

Luhli foi quem me ensinou
antes de - tristeza e espanto!-
ir pras cozinhas do céu
[Com seus mil anos de grou
azul deve ser seu manto
de arco-íris seu véu]

Sua voz enrouquecida
e os temperos da canção:
rituais de comunhão
Todos os dias da vida
no gostinho do limão
pra Luhli, minha oração


Etel Frota
2019



Comentários