Exposição: Palavras Poéticas e entrega de Medalhas



Em 24 de novembro, a partir de 11h55m, na Feira do Poeta de Curitiba (Largo daOrdem), será a abertura da exposição de Poesia e Arte "PALAVRAS POÉTICAS", com poemas de Isabel Furini e Neyd Montingelli, e fotografias do Decio Romano.

No evento serão lidos e declamados poemas com o tema "A PALAVRA" com o intuito de lembrar o Dia Internacional da Palavra como Vínculo da Humanidade, criado pelo Museu da Palavra da Espanha. Todos os presentes poderão fazer leitura de um poema sobre assunto, que seja de sua própria autoria.

Também receberão Certificado da participação na exposição de Arte e Poesia "Ensueños", na cidade de Medellín, Colombia, os poetas paranaenses: Decio Romano, Daniel Mauricio, Geraldo Magela Cardoso, Isabel Furini e Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. Também receberão certificado a artista plástica Ivani Silva, e o artista especialista em Arte Digital, Carlos Zemek.

Receberão a MEDALHA DA ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE POESIA, ARTE E FILOSOFIA (AVIPAF), os poetas Amaury Nogueira e Rita Delamari.
Receberá a Medalha do Projeto Poetizar o Mundo, a poetisa Conceição Gomes, e o troféu do projeto Poetizar o Mundo, o jornalista Willy Schumann.

Daniel Maurício entregará a Medalha da AVIPAF para Amaury Nogueira.
Geraldo Magela Cardoso fará entrega da Medalha da AVIPAF para Rita Delamari.
Isabel Furini fará entrega da Medalha do Projeto Poetizar o Mundo para a poetisa Conceição Gomes, e entregará o troféu ao jornalista e romancista Willy Schumann.

Na continuação resumo de currículo da Amaury Nogueira, Rita Delamari, Conceição Gomes e Willy Schumann.


AMAURY NOGUEIRA. Paranaense de Nova Esperança. Sonhador! Poeta, editor e promotor cultural. Recebeu Medalha Mérito Cultural do projeto Poetizar o Mundo, Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Curitiba e do Portal do Poeta Brasileiro.  É dono da Editora Nogue, especializada em livros de poesia.  Organizador das coletâneas coletâneas Conexão I, II, III e IV lançadas na Feira do Poeta.



RITA DELAMARI.
 Nascida Rita do Rocio Alves dos Santos é graduada 1º Sargento da Reserva na PMPR. Começou seus escritos na adolescência. Cursou Redação Técnico-Científica com formação acadêmica em Pedagogia. A poesia se enraizou, durante o período em que seguiu a carreira militar; meu encanto na poesia, minha centelha à posteridade. É membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, 2017. Seus livros: Das pedras as flores, Ed. Íthala, 2011; Da janela do quarto, Ed. Blanche, 2015; Contornos e contrastes, Marianas Edições, 2018.
Participou de diversas antologias, dentre elas: Cronistas do Centro de Letras do Paraná (Coleção Literária de Autores Paranaenses, 2018), Histórias que vi, vivi e ouvi II (Associação Literária Lapeana, 2019) e Conexões Atlânticas IV (Ed. In-Finita Lisboa-Portugal/2019). Seu poema “Engrenagem” foi publicado em livro, com os vencedores do Concurso Literário Fazenda Rio Grande-PR/2018 (1º lugar, gênero poesia, categoria comunidade). Foi homenageada durante a Missa de Ação de Graças pelos 162 anos da PMPR (2016), tendo o poema “Senhor dos meus dias”, musicado e executado pela Banda de Música da PMPR.
Textos publicados no facebook, “Recanto da Letras”; nas revistas “Esfera Policial” (Soc. Subten e Sgt/PMPR) e Eis Fluências. Atua no Coletivo “Marianas” e participa de recitais poéticos em Curitiba.




CONCEIÇÃO GOMES. Poetisa paraense nascida na cidade de Irituia, em 13 de agosto de 1944. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará .Reside em Curitiba desde 1978. É casada, dois filhos, 03 netos. Poetisa amadora, escreve a partir  das observações de seu entorno,seja o mais próximo ou o mais distante. É membro da Academia  Itapoaense de Letras-Itapoá e membro da Academia Brasileira de Letras   do Portal do Poeta Brasileiro; Escreve para os Blogs Gandavos ,  BVIWtecendoletras ,para o site Recanto das Letras e para sua página no facebook. Já participou de      várias   antologias. Em dezembro de 2018, lançou seu primeiro livro de poemas, crônicas e contos.”Trajetórias” Escrever para ela, é manter sua sanidade emocional  e um dos projetos de vida. Que viva em cada um de nós, a poesia.


WILLY SCHUMANN. Willy Schumann  é  jornalista, escritor,  psicanalista e cineasta. Em parceria com seu irmão Werner Schumann, realizou vídeos e filmes. Os cinema o incentivou a entrar no campo da psicanálise. Construir personagens exige conhecimento da psiquê humana. Schumann estuda o ser humano  a partir de conceitos de J. Lacan, D. W. Winnicott e W. Bion a aproximação da psicanálise e da linguística.

De seu trabalho como correspondente internacional na Europa, serviu de fundo para seu romance “Cidade dos Monges” (editora Livro Novo, São Paulo),  Participou da Antologia "E Agora? – Crônicas de Viagem!” (editora Instituto Memória, Curitiba).Seu documentário "Ervilha da Fantasia" sobre o poeta Paulo Leminski; foi muito elogiado.



Comentários