Amaury Nogueira: O mar - e outros poemas




Agora chega de terno e gravata!
vou a folia com as brancas, negras e mulatas...
como brasileiro
tomarei boas cachaças...
colocarei para fora
os demônios dos políticos nas minhas
fantasias...
e como momo decretarei alegria!

Amaury Nogueira
AVIPAFCadeira 37





Fevereiro é folia, alegria...
e o mês de ir para avenida...
com estandarte de prosas e versos!
é o mês de alegoria
de enfeitar as letras até transformar em poesia...
de falar a verdade
sem demagogia, de vestir a fantasia, sambar no pé.
é fevereiro é carnaval
o mês animal!
vamos soltar nossas feras!
viver e vencer com alegria.


Amaury Nogueira
AVIPAF - Cadeira 37



Certificado

Certifico que sou
aprendiz de feiticeiro...
carrego comigo o tacho
de letras e minha varinha
mágica que chamo de caneta...
não importa a hora, nem o lugar
quando vem a inspiração
rapidamente vou ao tacho,
seleciono as letras
fazendo o feitiço-poema.

Amaury Nogueira
AVIPAF -Cadeira 37




O mar

O mar ficou nas retinas, fotografias
e no desejo de voltar...
O mar azulou
a mente, me levou
a frente...
Deixou-me muito contente!

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense
AVIPAF - Cadeira 37


Fotografia de Isabel Furini

Ao deus pagão

Farei três dias de folia onde a rua será
a pista de dança... vou convidar todas as senhoras e crianças...
para as marchinhas antigas aquelas que não trazem intrigas...
vou dizer não ao capital e ao capitão
vou esbanjar alegria...
minha fantasia
será não será de bobo da corte...
será de um trabalhador
das letras
de um poeta
maldito!

Amaury Nogueira
AVIPAF Cadeira 37

Comentários