Relatório da AVIPAF 2019



A Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF) realizou diversas atividades culturais: exposições de Poesia e Arte em Curitiba,PR - Brasil, Medellin,- Colômbia, e Buenos Aires - Argentina), saraus, entrega de Medalhas, apoio para realização do 2º Concurso de Declamação do Projeto Poetizar o Mundo,  lançamento de um livro de bolso e publicações nesta revista.

Abril/2019
AVIPAF foi convidada pelo Instituto Cervantes de Curitiba, órgão cultural do governo da Espanha,  para participar da comemoração do Dia Internacional do Livro lançando uma obra em língua espanhola. O convite foi aceito, e em 23 de abril de 2019, foi lançado o minilivro "Texturas Poéticas", publicado pela Nogue Editora, na sede do Instituto Cervantes de Curitiba.A obra foi traduzida ao espanhol e organizada pela poetisa Isabel Furini. A capa e a diagramação foram realizadas pelo especialista em Arte Digital, Carlos Zemek.
Participam do livro os poetas: Carla Ramos, Carlos Vargas, Daniel Maurício, Décio Romano, Elciana Goedert, Gustavo Henao Chica, Igor Veiga, Luciano Dídimo, Marli Terezinha Andrucho Boldori, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Neyd Montingelli, Sônia Cardoso, Vanice Zimerman e Vera Lúcia Cordeiro.
Com organização da poetisa Isabel Furini e do artista plástico e especialista em Arte Digital Carlos Zemek, e sob a batuta do Mestre de Cerimônias Daniel Maurício, o lançamento foi acompanhado de leitura de poemas em língua portuguesa e em língua espanhola.





No evento de 23 de abril (Dia Internacional do Livro), no lançamento da Antologia Texturas Poéticas realizado no Instituto Cervantes de Curitiba, o Projeto Poetizar o Mundo lançou o 2º Concurso de Declamação. Houve excelentes interpretações dos poemas, e os jurados ficaram reunidos analisando as apresentações. Foram jurados do concurso: Arriete Rangel de Abreu, Aguinaldo Marcelino, Izabel Liviski e Xandy Novaski. Laura Monte Serrat ficou no primeiro lugar; Therezinha Leoni Wolff foi a segunda colocada, Pedro Menerim Teixeira conquistou o terceiro lugar. Maria Antonieta Gonzaga Teixeira ficou com a Menção Honrosa.



Maio 2019
Em 26 de maio de 2019, foi inaugurada na Feira do Poeta de Curitiba a Exposição "Olhares", com poemas acadêmicos da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia Arte e Filosofia) Daniel Mauricio (Cadeira 17 - Patrono Paulo Leminski, e de Jose Feldman (acadêmico da AVIPAF, Cadeira 35, Patrono Apollo Taborda França) e Arte Digital de Carlos Zemek (acadêmico da área de Arte da AVIPAF, cadeira 2, Patronesse Helena Kolody).
Os coordenadores da Feira do Poeta de Curitiba, Geraldo Magela e Luiz Carlos Brizola, elogiaram os trabalhos. A exposição ficou aberta para visitação até até 22 de junho.





Junho 2019
Em 23 de junho, foi inaugurada a exposição "Tempo Poético", com trabalhos dos poetas Decio Romano e Maria da Glória Colucci, na Feira do Poeta de Curitiba. Decio Romano também é autor das fotografias que acompanham os poemas.
A abertura da exposição contou com a presença de poetas, escritores e artistas. Estiveram presentes os acadêmicos da AVIPAF: Daniel Maurício, Helena Douthe, Franccis Yoshi Kawa, Igor Veiga e Isabel Furini.
A mostra permanecerá aberta até 17 de julho/2019.
A exposição contou com o apoio da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia), e da Fundação Cultural de Curitiba.




Julho/2019  
Em 21de julho/2019, foi inaugurada a exposição CALEIDOSCÓPIO POÉTICO na Feira do Poeta de Curitiba, organizada pela AVIPAF com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, com poemas das acadêmicas, poetas Elciana Goedert e Sonia Andrea Mazza, e fotografias do poeta e fotógrafo Decio Romano. Organização: Isabel Furini, presidente da AVIPAF - Mestre de Cerimônias: Daniel Mauricio. Apoio: Fundação Cultural de Curitiba.



Em 27 de julho/2019, foi a abertura da exposição de Arte e Poesia "Ensueños". Participaram os acadêmicos da AVIPAF: Gustavo Alonso Henao Chica (curador), os poetas: Decio Romano, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Isabel Furini, Sonia de Avell e Geraldo Magela Cardoso Magela, o artista e especialista em Arte digital Carlos Zemek, e a artista plástica Ivani Silva.
O evento aconteceu no espaço de Café y Arte "Verbena", em Rionegro, região de Antioquia, Colômbia.




Agosto/2019

Em 18 de agosto/2019, foi a abertura da exposição de poesias e fotografias "Amor pelo ar", das poetisas Helena Dolberth e Sonia Cardoso, com trabalhos fotográficos de Franccis Yoshi Kawa na Feira do Poeta de Curitiba, espaço da Funcação Cultural de Curitiba, que está sob a coordenação do poeta Gerlado Magela Cardoso. Realização da AVIPAF - Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia, sob a presidência de Isabel Furini. Daniel Mauricio foi o mestre de cerimônias. Apoio Fundação Cultural de Curitiba.




Setembro/2019 

Em 22 de setembro, 11h30m, foi inaugurada a exposição de Arte e Poesia "Universos" com poemas dos acadêmicos da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia) Igor Veiga (de Curitiba) e Marli Terezinha Andrucho Boldori (de União da Vitória), e fotografias do Decio Romano, na Feira do Poeta de Curitiba. Marli Terezinha Andrucho Boldori declamou seus poemas e foi muito aplaudida.
O poeta Daniel Mauricio foi o mestre de cerimônias, Isabel Furini é curadora da exposição, e Geraldo Magela Cardoso é o curador desse espaço.
O evento reuniu poetas, escritores, artistas e amigos. Destacamos a presença dos escritores Helena Douthe e Franccis Yoshi Kawa, autores do romance "Os Velhacos", das poetisas Cirlei Fajardo, Regina Bostulim e Rita Delamari, dos poeta Paulo de Jesus, Amaury Nogueira e Deloris Pires, entre outros.



Em 26 de setembro/2019, foi inaugurada a exposição “Ensueños” com uma palestra de Gustavo Henao Chica, curador da exposição. O evento foi organizado pela AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia). Poetas e artistas brasileiros e poetas da Argentina, Brasil e Colômbia enviaram seus trabalhos e foram muito elogiados pelo público.
A exposição aconteceu em "La Casa de los Ofícios", Edificio Álvarez Santamaria, em Medellín – Colombia. A iniciativa do curador da exposição de convidar alguns artistas plásticos de Medelin para ilustrar os poemas teve um ótimo resultado. Fizeram parte da mostra artes digitais de Carlos Zemek e pinturas de Ivani Silva, também relacionadas com os poemas.
Na palestra, Gustavo Henao e a escritora e poeta Olga Martínez, foram analisados assuntos relacionados com a escrita e com a Arte do escritor.



Outubro/2019

Na primeira semana de outubro/2019, acadêmicos da AVIPAF visitaram o estúdio do radialista e cinegrafista Wasyl Suparyk para gravar poemas de Isabel Furini, Vera Lucia Cordeiro, Igor Veiga, Eliane Gabardo, Amaury Nogueira e Rita Delamari, e outros.
Foi escolhido o sétimo capítulo do livro "Os Velhacos" de Franccis Yoshi Kawa e Helena Douthe para leitura, na voz da contadora de histórias e professora Eliane Gabardo.

     Na fotografia: Rita Delamari, Isabel Furini, Eliane Gabardo, Vera Lucia e Wasyl Stuparyk


No mês de Outubro/219, aconteceu a Exposição “Alvorada Poética” , na Feira do Poeta de Curitiba (Largo da Ordem), com trabalhos dos poetas Carlos Vargas (Curitiba) e Luciano Dídimo (Fortaleça), e quadros de Ivani Silva.
A abertura da exposição aconteceu em 20 de outubro. Foram lidos poemas dos expositores e também de outros poetas. O evento teve o apoio da AVIPAF e da Fundação Cultural de Curitiba.
No evento, a artista plástica Ivani Silva, recebeu a Medalha da AVIPAF, cadeira 40, Patronesse Frida Kahlo.



Novembro/2019

Em 24 de novembro/2019, na Feira do Poeta de Curitiba (Largo da Ordem), foi a abertura da exposição de Poesia e Arte "PALAVRAS POÉTICAS", com poemas de Isabel Furini e Neyd Montingelli, e fotografias do Decio Romano.
No evento foram lidos e declamados poemas com o tema "A PALAVRA" com o intuito de lembrar o Dia Internacional da Palavra como Vínculo da Humanidade, criado pelo Museu da Palavra da Espanha.
Também receberam Certificado de participação na exposição de Arte e Poesia "Ensueños", na cidade de Medellín, Colombia, os poetas paranaenses: Decio Romano, Daniel Mauricio, Geraldo Magela Cardoso, Isabel Furini e Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. Também receberam certificado a artista plástica Ivani Silva, e o artista especialista em Arte Digital, Carlos Zemek.
Receberão a MEDALHA DA ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE POESIA, ARTE E FILOSOFIA (AVIPAF), os poetas Amaury Nogueira e Rita Delamari.
No evento, o Projeto Poetizar o Mundo, entregrou uma Medalha à poetisa Conceição Gomes, e um troféu ao jornalista Willy Schumann.



Dezembro/2019
Dezembro 2019, aconteceu a inauguração da 8º ExpoArte na Galeria R Van R, da cidade de Buenos Aires, Argentina. O grupo da Avipaf foi representado pela poetisa argentina Sonia Andrea Mazza.
Carlos Zemek ilustrou com Arte digital trabalhos dos poetas: Daniel Mauricio, Decio Romano, Elciana Goedert, Eliane Corona, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Solange Rosenmann e Sonia Andrea Mazza.



Janeiro/2020
Em 10 de janeiro/2020, aconteceu a inauguração da 8º Expoarte na cidade turística de Necochea, Buenos Aires, Argentina.
Os trabalhos foram muito elogiados pelo público. Roberto Gonzalez foi o curador do evento e, em seu discurso, expressou a sua alegria pela qualidade dos trabalhos apresentados neste ano e a importância desse evento com trabalhos de artistas de vários países.
O Jornal local impresso "Ecos Diários", de Necochea, em 11 de janeiro, publicou uma matéria sobre a 8ª Expoarte.
Carlos Zemek ilustrou com Arte digital trabalhos dos poetas: Daniel Mauricio, Decio Romano, Elciana Goedert, Eliane Corona, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Solange Rosenmann, Sonia Andrea Mazza.




Comentários