Elciana Goedert entrevistada por Isabel Furini


Nossa entrevistada é a poeta e professora  Elciana Goedert (Ciça), nasceu em Ivaiporã/PR e reside em Curitiba, Ocupa a cadeira nº 01-PR na
Academia   Internacional   da   União   Cultural   (Patronesse: Anais Nïn) e na Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia – AVIPAF, ocupa a cadeira nº 20 (Patronesse: Florbela Espanca). É bióloga/professora de formação e poeta por inspiração, com 3 livros publicados: Eu e a Poesia (2014), Sob a Ótica de Eros (2016) e Nutrisia (2017), além de participar em diversas antologias nacionais e internacionais

Elciana Goedert
Quando começou a escrever?

Escrevo desde minha adolescência, mas os escritos se perderam em cadernos que nem sei onde foram parar… Então, em 2010, logo após minha separação, comecei a escrever poemas como uma terapia, para extravasar as emoções contidas. Em 2012 aconteceu a primeira publicação de um poema meu, numa coletânea de poemas de novos poetas contemporâneos. Desde então não parei mais, e já publiquei 3 livros solo e participei em diversas antologias.


2. Quais são seus poetas preferidos?

Difícil falar qual o(a) poeta favorito(a)… A poesia é uma de minhas leituras preferidas, e só o fato de ler um poema que me chama a atenção me faz admirar quem o escreveu. Mas alguns poetas, em especial, me inspiraram a escrever meus primeiros poemas: Florbela Espanca, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Adélia Prado, entre outros…


3. Você prefere ler poemas ou ouvir declamação de poemas?

Gosto muito de ler, mas às vezes me surpreendo com a declamação de alguns poemas que já conhecia. A entonação, a interpretação que é dada por quem está declamando nos fornece outra visão de um mesmo poema.

4. Qual é o seu método de construção poética? Você se inspira com palavras, imagens,texturas, etc?

Me inspiro com outros poemas, com um tema específico, com uma imagem ou fato que me chamou a atenção ou mesmo com uma pessoa. Quando chega a inspiração os versos fluem…

5. Fale um pouco desse novo trabalho de inserir poemas nas canecas.

As canecas são resultantes de um empreendimento que iniciei com uma amiga: a Brinmais. Produzimos produtos personalizados, e entre eles as canecas. Há algum tempo já havia pensado napossibilidade de estampar canecas com meus poemas e imagens relacionadas a eles. Minha amigareacendeu a ideia e também pensei na possibilidade de fazer o mesmo com poemas de alguns poetasque conheço. Acho muito legal essa ideia de ter o poema ali, ao alcance das mãos, visível para todos que recebemos em nossa casa.

 
 6. Qual é a reação dos poetas quando eles veem os próprios poemas em canecas?

Acredito que fiquem felizes e até emocionados… No caso das canecas criamos um layout com umaimagem que transmita a principal ideia do poema, e essa arte combinada traz uma satisfaçãodiferente daquela que temos com o poema num livro.

7. Você aconselha usar no dia a dia as xícaras com poemas, ou usá-las para decorar o ambiente?
As canecas, necessariamente, não precisam ficar restritas à cozinha, para ser utilizadaexclusivamente para beber alguma coisa. Elas podem ser um elemento decorativo, podendo ser organizadas e expostas numa prateleira na sala, por exemplo.

8. Você pensa que presentear canecas com poemas pode tornar-se moda em Curitiba?
Pode não virar moda, mas a caneca é um objeto colecionável e um item que agrada muitas pessoas,sem mencionar que quando dadas como presente para quem estimamos, demonstram nosso carinho ao escolher o tema, frase, foto e imagens que estampam a peça.


9. Quais poemas de sua autoria você já inseriu em canecas?
Já criamos o layout de algumas, mas a primeira materialização (impressão) foi na encomenda deuma caneca para o Dia das Mães, com um trecho de um poema meu, e também a que tem um poeminha relacionado a gatos:

10. Quais são seus planos literários para este ano?

Com o isolamento devido à pandemia, não pensei em grandes planos. Tenho escrito alguns poemas e guardado para o livro que publicarei no próximo ano.

Em relação aos personalizados, pretendo criar layouts com poemas meus e de outros poetas, para estampar canecas e azulejos decorativos. Acho uma ótima maneira de divulgar a poesia!



Sobre a Brinmais - A Brinmais é uma empresa de brindes exclusivos, em Curitiba, que oferece várias opções de brindes e presentes criativos e personalizados para você escolher, com ótimo custo-benefício. Conheça mais em:
FACEBOOK

https://www.facebook.com/brinmais


INSTAGRAM

https://www.instagram.com/brinmaiscwb/

Comentários

Postar um comentário