Afonso Guerra-Baião: Poemas sobre o silêncio

 



ESCUTA

Deixa o silêncio falar.
Escuta.
Guarda tua boca
para provar a Doçura.

(Afonso Guerra-Baião, a partir da versão em inglês de poema de Jalal Rumi)



NO SILÊNCIO


pelo silêncio adentro pelo verde
silêncio com a terra em branca orla

você (beije-me) vai embora

pela manhã afora por menina
manhã com o universo em aura morna

(beije-me) você vai embora

por luz do sol acima pela linda
luz do sol com o dia em plena hora

você vai (beije-me embora)

pela memória abaixo pelo rio
de memória em memória eu vou-
me (beije) embora


(Afonso Guerra-Baião, versão livre de um poema E. E. Cummings)

 

Fotografia de Isabel Furini

BRINCANDO DE ESCONDER

se você colocar a samambaia
debaixo de uma pedra
amanhã ela estará quase invisível
como se a pedra tivesse incorporado
sua matéria

e se você puser sob sua língua
o nome de alguém que você ama
numa cápsula de silêncio
você verá que ele vai tornar-se seiva
e suspiro
oculto nos hiatos das palavras

ninguém saberá que alimento
lhe dá o seu sustento

(Afonso Guerra-Baião, versão livre de poema de Naomi Shihab Nye)

 

 

ARQUEOGRAFIA

cintila no jardim desse silêncio
a ave do paraíso; ela voa
com minhas penas, canta suas loas
com os meus blues e para além do tempo

de um sonho, com o bico de uma pluma
fura meus olhos, vaza a miragem
do corpo luminoso, a imagem
recôndita da musa que, na bruma,

vem inspirar-me esse canto rouco
que conchas guardarão no mudo e mouco
escoadouro do jardim suspenso,

no fosso onde encontra-se o tesouro,
perdido para sempre como o rosto
a me sonhar no horto do silêncio

Afonso Guerra-Baião
(Do livro SONETOS DE BEM-DIZER / DE MALDIZER. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2019).


Afonso Guerra-Baião é professor e escritor. Publicou recentemente SONETOS DE BEM-DIZER / DE MALDIZER, que pode ser adquirido através da Amazon, da Estante Virtual ou com o autor em suas páginas no Face e no Instagram. Publicou pela Amazon duas narrativas em ebook: O INIMIGO DO POVO e A NOITE DO MEU BE.

Comentários