Maria Teresa Freire: À espera do Novo Ano







À ESPERA DO NOVO ANO


2022. Na acepção da palavra, esperamos que seja um ano diferente. Do ano que findou, 2021. Diferente em tantos aspectos da vida. Sobretudo no âmbito da saúde. Que haja saúde para todos. Que todos estejam saudáveis. Sobre saúde e os recursos para mantê-la são tantos que nos atrapalham em vez de ajudar. Aqui entra o bom senso. De cada um. Do conhecimento do seu próprio organismo. Do conhecimento de si mesmo. 


Na acepção da palavra, que seja um ano de normalidade. A volta das atividades. De todas elas. Profissionais, mercadológicas, sociais. Mas, sobretudo das atividades literárias. Que nos sintamos bem para encontros presenciais, para confraternizações, para compartilhamentos, para convivência. Que nos estimulam. Que nos incentivam. Que nos alegram. Que dão mais sentido à vida. 


Um ano que os projetos interrompidos voltem à sua fase de concretização. Que retomemos às nossas iniciativas deixadas em 2019, mas não esquecidas. Que não esqueçamos os relacionamentos virtuais iniciados nos dois anos anteriores. As lives organizadas, participadas, assistidas, aplaudidas. A possibilidade de estar presente em eventos around the world, mas também realizados no país, na cidade, no bairro, na vizinhaça. Os talentos desenvolvidos para distrair a obrigatoriedade de ficar em casa. Ou o medo de sair de casa. Que não esqueçamos que, apesar das tristezas acontecidas, situações boas aconteceram. Que a fé ajudou a sobreviver às mazelas. Que a fé ajuda a enfrentar os obstáculos. Que a fé nos leva adiante. 


Eu não sei o que virá com 2022. Ouço o que os analistas comentam sobre os novos cenários econômicos. Sobre os cenários sociais. Sobre as possibilidades, as dificuldades, as projeções, as possíveis realizações. É difícil especular, prever. Mas não é impossível sonhar, desejar e lutar para conseguir. Que venham, com o novo ano, novas conquistas e vitórias. O amadurecimento da fragilidade humana e o comportamento adequado para fortalecê-la.
Que seja, novamente, um bom ano para todos! Feliz 2022!

Maria Teresa Freire 


 

Comentários