Maria Teresa Freire: Poemas de Natal

 

 

 HARMONIA

Sonhos adormecidos
Emergem hesitantes
Vagueiam suaves entre
Pensamentos irreais e desejos reais
Sonhos que anseiam por renovação
De amizades, amores, solidariedade
Por renascimento
De futuro alvissareiro
Por luz que clareia
Caminhos tortuosos, estradas amenas
Por fortalecimento
De compreensão, entendimento, perdão
Por valorização
Dos sentimentos puros, da honestidade
Porque é natal
Por um harmonioso NATAL! 

 

Jardim Botânico de Bellevue - USA


 SONHO EM BRILHO
 
Silenciosa escuridão me envolve
Aguardo o momento que a luz
Abrilhante momentos, horas, dias e noites vindouros
Envolvidos em festivo contentamento

Retiram-me do local escondido
Livram-me do papel de seda que me protege
Apreciam minha beleza singela
Ainda que imponente

Colocam-me em lugar de destaque
Acima das mazelas humanas
Para que a luz forte como um farol
Encaminhe à esperança e à fraternidade

 Do alto do meu pedestal
Observo o meu entorno colorido
Ao som dos desejos e cumprimentos expressados
E das preces emocionadas

Do alto do meu pedestal
Reafirmo meu ‘sonho de Natal’
Sou a Estrela que guiou os Reis Magos
Sou a Estrela que guia ao amor e à renovação do mundo!

Maria Teresa Freire



OFERENDA

Um presente bem escolhido
Pensado, selecionado, bem intencionado
Carrega consigo
O peso da mais fortunada  troca
Fraternidade, solidariedade, atenção
Pequeno, grande, exótico, simples
Embrulhado em papel brilhante
Bem atado com vermelho laçarote
Deixa firma o objeto
E prende junto o cuidado
Da procura, da escolha
Do sentimento de agradar
De ser agradado
No meio da exuberância dos festejos
Das cores, dos sons e arpejos
O presente desejado
Livra-se da fita enlaçada
Desprende-se do papel  envolvido
Expõe-se
Aos olhos curiosos, desejosos
Seu pedido de Natal?
Mais do que uma oferenda
A realidade do carinho demonstrado

Maria Teresa  Freire


Maria Teresa Freire é Doutora em Comunicação e Saúde (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR). Jornalista. Professora universitária de Comunicação Social. Artista plástica. Poetisa. Escritora com livros publicados, participações em revistas científicas, em congressos e em sites literários e em Coletâneas. Membro da AFEMIL; da ALB - RJ; da ALPAS 21 - RS; do Movimento Nacional Elos Literários (BA); do CLP e da APP. Acadêmica (Cad.22) e Diretora de Comunicação da ALBAP. Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Paraná, AJEB - PR

Comentários