Isabel Furini, Sonia Cardoso e Maria Antonieta Gonzaga: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

 

Momento autista

Rangem as tábuas do solo emocional
e surge a tristeza
de modo singular

uma tristeza vestida de exílio e de solidão
e refletida em um espelho côncavo
que guarda
séculos de segredos e de emoções
e um laço com a palavra amor

(às vezes o momento infinito
emocional
e aflito
esconde-se no relógio de pêndulo)

Isabel Furini


Arte digital de Isabel Furini


Poema sem título
Sonia Cardoso

Posso ser um enigma
Mas com amor sou
Fácil de desvendar

Você nem imagina
O carinho que de mim
Emana se você me chama

E com ardor me
Desperta para a
Bondade do seu olhar.


*

A Criança do Amor

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

Sou criança
Que brinca
Que chora
Que corre
Que pula.
Meu mundo é de sonhos
Sonhos altos.
Mas fico isolado
E não expresso meus sentimentos
Como os meus amigos.
Se meu interesse é restrito
Se fico disperso
Se brinco sozinho
É a minha condição de saúde
Caracterizada pelo déficit da comunicação.
Mas se não gosto de abraço
De brincar com as outras crianças
Não significa que não tenho amor.
Amo e amo muito!
Sou criança do amor.
Sou inteligente!
Aprendo tudo que me ensina
Sou feliz!
Sou autista!!


Autismo:

O autismo se caracteriza por dificuldade de interação social (bloqueios para falar,  interagir, e mostrar sentimentos).

Para Rosa Mari Rodrigues Antonio (fonoaudióloga): "Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos, e ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos, como ficar muito tempo balançando o corpo para frente e para trás, por exemplo."

Site: https://www.tuasaude.com/autismo-infantil/



Comentários