Decio Romano, Adriana Teixeira Simoni e Jucélia Betinardi: Dia Mundial do Chocolate

 

 07 de Julho: Dia Mundial do Chocolate

 


Chocolate das 5 horas



Não pretendo fazer farra
Eu só quero uma barra.

Após comer chocolate
Ganho força de combate.

Enquanto a língua divaga
O chocolate embriaga

Mas todo mundo concorda
Chocolate não engorda

Mas para meu desencargo
Prefiro o meu meio amargo.

O que engorda é a gula
Engorda antes que engula.

Mesmo sendo entusiasta
O aroma já me basta.

Mas não dispenso a barrinha
Para comer de tardinha.

Decio Romano - 27.06.2022 

Avipaf - Cadeira  18
Patrono Federico García Lorca

 

*

 

DO CACAU AO CHOCOLATE

Por fora o amarelo
Denotava já maduro
Por dentro o cacau
Secava ao tempo
Crescendo no aroma
Para no sabor virar ambição

Já fui cacau
Já fiquei amarelada
Amadurecer foi o destino
O tempo me secou
O perfume era pra poucos
A vida me fez exigente

Hoje já chocolate
Cor, sabor e aroma... indiscutível
Eu tenho o meu você o seu
Chocolate nenhum é igual
Branco ou preto
Amargo ou ao leite
Hoje nada se compara...
Ao cacau quando era só fruta

Adriana Teixeira Simoni


*


Chocolate

 
Chocolate é uma delícia
Muito saboroso
Em todos os momentos
Tens uma sensação inesquecível a qualquer hora
É prazeroso, fortificante e energético
Quanto mais se come,
Mais se quer comer
Sem parar, permanece a todo momento
O chocolate está presente com muito amor
Nas festas e em todos os lugares
Para crianças, jovens e idosos
É sempre bem-vinda

Jucélia Betinardi

Comentários